IMIGRAÇÃO SEM ESTRESSE! TOP 10 DICAS PARA SE DAR BEM EM SUA PRÓXIMA VIAGEM INTERNACIONAL!

05 de julho de 2011 | Postado por Marina em Dicas de Viagem

Entra ano, sai ano. Viagens têm início e fim e,  este papo de “medo de passar na imigração” ou de “não ter o visto concedido” (ainda no Brasil) é sempre pauta entre viajantes.

Mas, afinal, como garantir um final (digo, um início de viagem) Feliz quando o assunto é IMIGRAÇÃO??!

 Abaixo seguem as TOP 10 dicas para você se dar bem em sua próxima viagem Internacional:

1)      ENTENDA QUE O OBJETIVO DA IMIGRAÇÃO NÃO É TRAUMATIZAR NENHUM VIAJANTE e, sim,  ENTENDER SUAS INTENÇÕES NO PAÍS!

2)      MANTENHA CALMA,  responda apenas ao que for perguntado e esteja munido de todos os papéis necessários. QUAIS? Vamos falar sobre eles agora:

3)      Tenha em mãos passaporte válido com mínimo de validade de seis meses da data da viagem e, se possível, passaporte anterior se tiver entradas em outros países.

4)    QUAL O SEU OBJETIVO NESTA VIAGEM? Estudar? Então deve ter em mãos o comprovante de matrícula da escola. TRABALHAR? Então, apresente a oferta de emprego da empresa. PASSEAR? Nesse caso, mostre suas reservas de hotéis e/ou passeios.

5)     ONDE FICARÁ ACOMODADO DURANTE A VIAGEM?! Seja em CASA DE FAMÍLIA, RESIDÊNCIA ESTUDANTIL, ALBERGUE ou HOTEL, você precisa mostrar o COMPROVANTE DE RESERVA DESTA ESTADIA. Caso esteja ficando na CASA DE AMIGOS então se preocupe em pedir que eles confeccionem uma CARTA CONVITE e certifique-se de que estão legais no País.

6)      RENDA: VOCÊ PRECISA COMPROVAR QUE TEM COMO MANTER-SE NO PAÍS! Tenha consigo DINHEIRO EM CASH (Cerca de USD 800 ou EUR 700 no mínimo) + um cartão de crédito e/ou de débito internacional.  

7)      NÃO DEIXE DE ADQUIRIR UMA ASSISTÊNCIA MÉDICA INTERNACIONAL! E, FIQUE ATENTO PARA COBERTURA! Mínimo USD 50.000 ou EUR 30.000.

8)      Antes de viajar, entre em contato com o Consulado ou a Embaixada do País (ou dos Países de destino) para saber da necessidade de Visto e/ou de Vacinas. Ex: O visto de alguns países como EUA ou Canadá pode levar cerca de um ou dois meses para conseguir agendar uma entrevista ou ter o processo todo analisado (principalmente perto da época de férias) Já a Austrália e a África do Sul exigem vacina contra Febre Amarela e esta deve ser tomada no mínimo 10 dias antes da viagem. DICA: Antecipe-se e evite estresses e custos de remarcações de última hora!

9)      VÍNCULO NO BRASIL: Quanto mais puder comprovar vínculo com seu país de origem melhor! Trabalha?! Então pegue uma declaração de férias do trabalho. ESTUDA?! Então não deixe de providenciar um comprovante de vínculo com a Escola ou Faculdade. Tem uma Empresa em seu nome?! Ótimo, leve consigo! Está deixando esposo (a) e/ou filho(s) no Brasil, bom, tenha estas informações em mãos também.

10)   Sim, o Consulado, a Embaixada ou a Imigração de um País são SOBERANOS. Ou seja, eles tem sim poder para proibir a entrada de um estrangeiro em seu território então, busque seguir as dicas acima para tentar reduzir este risco de ter este tipo de inconveniente. Garantir 100% ninguém pode, mas seguindo estes passos, suas chances de se dar bem, aumentam e muito!

Bjs e até a próxima viagem!

Marina.

  1. Muito bom esse blog. Estou construindo um blog sobre dicas de intercambio mas sobretudo dividindo diariamente minha experiência no EUA. Cheguei em junho e estou por aqui. Welcome to Boston.


  2. Muito bom esse blog. Estou dividindo minha viagem com outras pessoas na viagem que estou fazendo a Boston para estudar.


  3. Olá Marina! Parabéns pelo blog!
    Não sei se vc pode me ajudar… tenho um dúvida… Carta convite precisa estar com a firma reconhecida (de quem está me convidando)?!
    Obrigada.
    Abçs.


  4. Olá Marina, tenho a mesma dúvida que a Janaina: Carta convite precisa estar com a firma reconhecida (de quem está me convidando)?!
    Obrigado.

    Marcos Biasoli


  5. Olá Marcos, depende de cada país, se for possível reconhecer firma melhor porém já conheci muitas pessoas que foram sem estar reconhecida! vai depender do bom humor do agente de imigração! abs,


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *