9 formas de aprender/aperfeiçoar idiomas grátis antes do seu Intercâmbio!

29 de maio de 2012 | Postado por Marina em Aprendizado Linguas Estrangeiras

Olá viajantes! Tudo bem?!

Quando o assunto é vivência internacional, muita gente tem dúvida se existe um nível mínimo requerido  para fazer um Intercâmbio e se as escolas no exterior aceitam ou não estudantes com um nível iniciante.

Pois bem, vamos lá, salvo para os programas de High School (Colegial no exterior) e Work & Travel (Intercâmbio de trabalho) que já exigem um nível intermediário do idioma, a resposta é Sim, a maioria do cursos de idiomas está apto a receber (muitas das escolas até mesmo todas as segundas-feiras) estudantes a partir do nível iniciante do idioma.

Outras escolas, claro, poderão ter datas restritas específicas para iniciantes (como, por exemplo, apenas uma vez por mês) e, além disso, caso o estudante tenha interesse em fazer um curso mais específico de negócios ou  mais focado em preparatórios como o TOEFL ou IELTS já é necessário ter um nível intermediário/avançado da língua.

Sendo assim, independente de qualquer coisa, acho super válido começar a estudar o idioma ainda no Brasil antes de passar uma temporada no exterior. Fazendo isso,o futuro intercambista certamente poderá otimizar a sua estada no exterior e interagir melhor com esta outra cultura neste novo país;

 Aqui no Brasil existem vários cursos que podem ser um start para que o estudante possa atingir um nível melhor do idioma e, assim, começar as aulas no exterior em um nível um pouco mais avançado.

Caso queira uma opção com horário mais flexível e mais econômica, existem ótimas alternativas on-line para que você possa dar um up no idioma antes do tão sonhado intercâmbio:

Entre tantas opções, selecionamos 9:

 

 

1) BBC Languages:

Com videos, guias de pronúncia e palavras do dia, esta enorme fonte de informação para aprender outros idiomas é um ótimo lugar para começar a aprender novas línguas.

2) Word2Word

Este site pode melhorar muito seu vocabulário e sintaxe. Com listas de dicionários on-line, videos no youtube  além de salas de bate papo em outros idiomas.

3) Internet Polyglot

Um bom suplemento de aprendizado em especial para memorização de palavras e significados. Vários exercícios, jogos e materiais de estudo.Muito bom para memorização quando você já tem uma noção do idioma.

4) Busuu

Uma comunidade para aprender idiomas com tópicos e temas de aprendizado, fotos e formas interativas de estudo além de testes e vídeos.Permite que você crie seu próprio perfil para direcionar o seu estudo podendo inclusive fazer links com o seu perfil do facebook.

5) Madinah Arabic Language Course

Este site foi criado há 8 anos para ensinar árabe gratuitamente. Além de muitos e-books para download você também pode fazer o download do website inteiro. Cursos de leitura e fóruns também estão disponíveis.

6) Livemocha

Com mais de 6 milhões de membros em todo o mundo, é a maior comunidade on-line de aprendizado de outros idiomas.Com opções de cursos gratuitos e pagos em mais de 35 línguas com utilização de áudios, imagens e textos você pode fazer amigos e conectar-se com pessoas com os mesmos interesses e, assim como no facebook, é um ambiente bastante interativo.

7) Skritter

Este site tem um foco apenas em chinês e japonês. Não é um curso gratuito mas é possível testá-lo gratuitamente por 2 semanas. Especialmente interessante para melhorar a escrita nestes idiomas.

8) Ethnologue

Para aprender mais sobre a língua ou as línguas que você está aprendendo e ir além da memorização de vocabulários e estruturas gramaticais, este site fornece informações extras sobre as curiosidades das línguas existentes no mundo além de alertar par os idiomas com risco de extinção.

9) My Happy Planet

Com o objetivo de conectar os usuários com nativos e outros estudantes da língua que você está estudando, este site também tem opções de chats, vídeos e exercícios.

E aí gente?! Gostaram das dicas?! Quem aí tem mais algum site legal para aprender e aperfeiçoar outros idiomas para compartilhar?!

Bjs e até a próxima viagem!

Marina

  1. Vale a pena acessar…


  2. Muito boa a lista, Marina!
    Sem dúvidas irei dar uma acessada! 🙂


  3. Muito boa essa dica de estudar em casa mesmo online, pois as vezes falta tempo pra quem estuda e trabalha, e está pensando ainda em fazer intercambio, é bom chegar em outro país pelo menos sabendo o básico, senão as dificuldades são muitas, já são grandes por estarem em um lugar desconhecido, o minimo do inglês é o necessário nesse caso.


  4. Intercâmbio linguistico é uma maneira otima para praticar linguas e ganhar confianca em essa lingua.
    O unico problema que eu encontre é que a maioria das pessoas nos web sitios deste tipo, são interessados intercambiar so as linguas mais populares.
    Então se voce quiseres praticar Ingles o Alemão, por exemplo, vai ser bastante facil encontrar uma pessoa interessada aprender Português, para fazer este intercâmbio.
    Infelizmente no meu caso que minha lingua materna não é tão popular (Grego) é quase impossivel encontrar um parceiro linguístico, para praticar Portugues (ou Espanhol…)


  5. Eu melhorei muito meu Árabe de casa, professores para conversação online, tudo pela internet. Pra quem estiver interessado: https://preply.com/pt/skype/professores-conversacao-em-arabe


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *