Comer, Rezar e Amar! Faça intercâmbio na Itália e se “apa–Passione”!

24 de setembro de 2010 | Postado por Marina em Intercâmbio de A a Z

A cidade é fictícia, mas bem que poderia ser real. Laurenza-in-Chianti, com cenário típico da Toscana dá muita vontade de viajar para Itália e, vá bene! também dá muita vontade de falar italiano! éco! Tanto que até comecei a estudar um pouquinho! E, vamos combinar que, é bem mais fácil do que o hindi de caminho das índias, “arebaba, tic? Mas, confesso que, nos últimos capítulos (digo, dias) tenho deixado meus estudos meio de lado, pois senti que andava atrapalhando a minha cabeça com o francês e o espanhol que já falo, mas isto é assunto para uma próxima novela…

O objetivo deste post é falar um pouco das principais cidades italianas que nós, brasileiros, temos vontade de conhecer mais a fundo fazendo um curso de idioma ou um curso combinado com algum interesse específico:

Florença ( ou, em italiano: Firenze):

A  maior cidade da região da Toscana  é considerada o berço do Renascimento italiano. É cenário de obras de artistas como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Giotto, Botticelli, Raphael, Donatello, entre outros. Tornou-se célebre, também, por ser a cidade natal de Dante Alighieri, autor da “Divina Comédia“, que é um marco da literatura universal. Os passeios em Florença são bem poéticos. A melhor forma de andar em Florença é a pé, de preferência através de longas  caminhadas pela beira do rio Arno. A noite em Florença é bem tranqüila, os jovens saem com suas vespas, enquanto outros saboreiam um gostoso “gelatto” perto de Ponte Vecchio. O bar Pitti Gola, que fica na Piazza Pitti, também costuma lotar. O tradicional Café la Torre também costuma encher, principalmente às sextas-feiras. Em Florença existem algumas excelentes escolas de idiomas: Eurocentres, Liguaviva e Leonardo da Vinci são algumas delas. Todas oferecem, além de aulas de italiano, muitas aulas interessantíssimas de história da arte, pintura, culinária etc.

Milão

Se você prefere ter uma experiência em uma cidade moderna e que também seja o berço da moda e de grifes atuais como: Armani, Gucci, Ferragamo, Valentino, Versace; Fendi… Milão pode ser a melhor opção para você!  Lá, você pode fazer cursos de italiano com negócios, com moda ou, ainda, com design. Milão tem uma vida noturna intensa, principalmente perto da galeria de Brera e da zona Navigli. Lá, também é comum tomar aperitivos depois do trabalho. Alguns lugares badalados são: Rolling Stone (www.rollingstone.it), Magazzini Generali, Hollywood (www.discotecahollywood.com) Il Gattopardo Café, Casablanca Café, Tocqueville, Nausicaa, Alcatraz(www.alcatrazmilano.com) , Old Fashion (www.oldfashion.it) Nuova Idea International Disco (www.lanuovaidea.com). As escolas mais legais de Milão são: Leonardo da Vinci, Liguadue e Instituto Marangoni, sendo este último específico para moda e design.

Roma

É a união de uma metrópole cosmopolita (Roma atual – capital da Itália) com uma cidade antiga que existe há mais de 2.700 anos e foi capital de um dos mais poderosos impérios! Andar a pé por lá é a melhor pedida para não deixar de apreciar a arquitetura, as famosas fontes, as igrejas, as lojas e as cantinas! Nada como sentar em uma cantina para “bere” um belo vinho e “manggiare” muitas massas regadas a muito queijo!

Ah,   e se você gosta de arte por toda parte este é o lugar certo. Pantheon, Piazza Navona, o Coliseu, aFontana di Trevi,  a Piazza di Spagna…

Já na praça de Santa Maria in Trastevere, os freqüentadores do bairro se reúnem para beber, conversar ou comer umas pizzas….

 Mas lá, nem tudo acaba em pizza, Roma também oferece uma grande diversidade de bares e baladas que ficam abertos a madrugada inteira portanto, não faltarão oportunidades para “bailare OHOHO, cantare, OHOHO…. “ E, se você prefere um agito, vá até os bares em Campo de’ Fiori, lá você vai encontrar uma galera jovem e animada!

As rua mais badaladas para as compras é a Via Condotti, vale a pena passear por lá com seu gelato e fazer um tipo…kkkkk)!

O Vaticano, que fica logo ali ao lado, não mais do que 30 minutos e, além de ser a residência do Papa é o menor Estado independente do mundo e fica dentro da capital italiana. Lá você certamente ficará maravilhado pelos Museus do Vaticano e a Basílica de São Pedro com a mais famosa de Michelangelo: o teto da Capela Sistina.

As opções de escolas de italiano em Roma são Dilit, Leonardo da Vinci e Linguaviva.

Lembrando que em todas estas escolas em todas estas cidades, você pode ficar acomodado (a) em casa de família, residência estudantil ou flats e, elas aceitam estudantes a partir do nível iniciante e sem limite de idade!

Outra informação relevante é que para uma permanência de até 90 dias (3 meses) assim como a grande maioria dos países da Europa, nós não precisamos de visto. Se você for ficar mais de 3 meses aí sim precisará tirar o visto ainda no Brasil!

Bom, pessoal, espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre as opções de intercâmbio na Itália! 

Imagine uma viagem que reúna os sabores de Roma, a cultura de Nova Délhi e as praias paradisíacas de Bali. Tudo, é claro, nos moldes do livro Comer, Rezar, Amar, que terá sua versão nas telas no início de outubro. O STB – Student Travel Bureau vai transformar esse sonho em realidade, com o concurso cultural, em parceria exclusiva com a Sony Pictures Entertainment, para promover o filme Comer, Rezar, Amar.

A resposta mais criativa para a frase: “E se você resolvesse viajar para rever sua vida, seus projetos, seu futuro? Como você voltaria dessa viagem?” será premiada com um minissabático de um mês para os destinos escolhidos pela personagem principal da história, Elizabeth Gilbert, em sua jornada de redescoberta pessoal: Itália, Índia e Indonésia. O roteiro inclui duas semanas de curso de italiano em Roma, na Leonardo da Vinci Academy, onde Elizabeth estudou; visitas aos principais pontos turísticos de Nova Délhi, como Taj Mahal, Amber Fort Palace e Jaipur City Palace; e passeios pelas paradisíacas praias de Bali. 

 Mais informações no site www.stb.com.br/comerrezaramar. A promoção é válida de 1º de outubro a 15 de novembro. O vencedor será anunciado no dia 22 de novembro, no site www.stb.com.br.

 Aproveito para dar uma dica deste livro que é simplesmente Maravilhoso. A autora estudou na escola Leonardo da Vinci de Roma por 4 meses e conta as suas experiências por lá (“comer”) ! Além de é claro a temporada que passou na Índia (“Rezar”) e na Indonésia (“Amar”)

Bjs boa sorte, e até a próxima viagem!

Marina.

  1. Marinaaaaaaaaa…

    Obrigada pelo post, eu tava ansiosa minha filha. Hehehehe!

    Vc me esclareceu muita coisa viu!

    Xero!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *