Intercâmbio exige planejamento: Saiba como poupar para realizar o sonho de estudar lá fora!

18 de novembro de 2011 | Postado por Marina em Intercâmbio Adultos e Profissionais

Investir em educação internacional sempre é um bom negócio. De acordo com especialistas de RH, além dos conhecimentos adquiridos no curso, o estudante ganha resiliência, networking a experiências únicas na convivência internacional.

 - Crédito: Thinkstock

Contudo, é preciso organizar as finanças para realizar um projeto que envolve gastos com escola, passagem aérea, alimentação e diversão. “Um ano de poupança antecipada – e exclusiva para a viagem – costuma ser suficiente”, afirma Bruno Contrera, consultor de Produtos do STB.

Para o gestor de finanças pessoais Isaac Pinsky, de São Paulo, o ideal é juntar todo o dinheiro antes e viajar depois. “O desejo nos impulsiona a planejar e a controlar as despesas diárias. Mas é preciso ter um orçamento e segui-lo criteriosamente”, diz.

A recomendação de Isaac é deixar, no máximo, duas prestações pendentes para a volta. “É bastante frustrante arcar com as contas de um sonho já realizado”, acredita.

Os cálculos e sugestões de aplicação têm como base uma renda mensal de   5000 reais e um ano de prazo para economizar. Cada faixa de renda salarial é comprometida com uma determinada quantia de contas. Para guardar um pouco por mês, Isaac Pinsky recomenda adotar a velha planilha de custos, analisando onde é possível fazer reduções e quais custos podem ser eliminados. Depois, afirma o consultor, é preciso respeitar o seu salário.

“O dinheiro tem que se transformar em um aliado das conquistas. Se um ano poupando não for o suficiente, estique os prazos da viagem”, recomenda.

Veja para onde vai o seu salário: 

 

Despesas mensais % Renda 5000 (em reais)
Alimentação 25 1250
Habitação 35 1750
Vestuário 6 300
Transporte 11 550
Higiene 3 150
Saúde 5 250
Educação 2 100
Diversão / Cultura 0,5 25
Telefone / Internet 6 300
Quanto sobra   250

* Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Planeje sua viagem para a Inglaterra

 

Inglaterra
4 semanas de curso de inglês
Valor
Escola: Embassy CES, com aulas das 9h às 15h 1.466 libras + 288 reais (taxa de matrícula STB)
Acomodação: quarto individual em casa de família, com café da manhã e jantar 756 libras
Gastos extras: almoço (140 libras), passe de metrô (120 libras), balada / cinema / pub (320 libras)
Passagem aérea* 1.500 dólares (950 libras)
*média de preço com compra antecipada
TOTAL: 3.752 libras + 288 reais (taxa de matrícula STB)** cerca de 11.368 reais

Para concretizar esta viagem, explica Isaac Pinsky, o estudante deverá poupar 312,66 libras mensais durante um período de 12 meses. Veja algumas estratégias:

– Invista o 13º salário na compra das passagens aéreas – os descontos para reservas antecipadas chegam a 30%

– Venda suas férias e acrescente o valor do 13º salário nessa conta. Com esforço, é possível poupar cerca de 8.000 reais em um ano

– Cuidado com a tecnologia e o celular. Estabeleça um plano de banda larga e telefonia que caiba em seu novo orçamento e não abra mão dele. Ao final de 12 meses, a economia pode ultrapassar os 1.000 reais

– Um jogo na casa lotérica, o café expresso e o pão de queijo costumam desaparecem misteriosamente no radar das despesas. No entanto, eles podem custar entre 400 ou 500 reais todos os meses. Reduzindo esses gastos pela metade, ou à terça parte, ao final do ano você terá outros 2.500 a 4.000 reais para gastar em Londres

– Aplique em um fundo de investimento DI. É uma aplicação segura, costuma ter liquidez diária e remuneração um pouco superior à da poupança. Porém, seu rendimento sofre taxação de Imposto de Renda. Dessa forma, se fizer uma aplicação por um ano, você será tributado sobre os rendimentos em 20% ao resgatar o fundo até o dia 360, mas apenas 17,5% se o fizer a partir do dia 361. Isto significa uma grande diferença – fique atento!

Fonte da matéria: Alexandra Gonsalez -Revista VC/SA; foto: Thinkstock

  1. Olá, gostaria de saber se o valor de 11.368 reais para o intercâmbio na Inglaterra é de um custo mensal, ou é o total de um semestre ou dois.Obrigada


  2. Oi Luiza! Tudo bem?! O valor calculado foi o mensal! 🙂 bjs marina


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *