Intercâmbio na França!

19 de julho de 2010 | Postado por Marina em França

Não tem comparação! Estudar na França é mergulhar no país que é o berço da arte e da cultura na Europa!

Muito embora, o espanhol venha ganhando mais força a cada dia e, já tenha se tornado o segundo idioma mais importante na língua dos negócios, o idioma francês é, sem dúvida um super diferencial que incrementa qualquer currículo e ainda, permite que você conheça a fundo uma cultura que nunca poderia conhecer plenamente se fosse só com o idioma inglês. Isto porque, os franceses defendem a sua língua como poucos…

 Morei na França por oito meses durante a copa de 98 e, na final Brasil x França e o inesquecível três x zero, eu estava em pleno terreno do inimigo estudando francês na escola que considero a melhor escola de idiomas da França: – A renomada Fundação Eurocentres que tem centros nas cidades de Paris, La Rochelle e Amboise.

La Rochelle acima e Paris abaixo:

Optei por seis meses em La Rochelle e dois meses em Paris e, além de ter feito cursos de francês também peguei umas eletivas muito legais como: Degustação de vinhos, Gastronomia, Francês Comercial, preparatório para o DELF. Abaixo a foto da minha escola em La Rochelle.

Esta cidade litorânea que me acolheu tão bem aos 16 anos foi perfeita para mim pois como não falava ainda o francês permitiu que eu me sentisse “em casa” e me deixou mais segura para seis meses depois aproveitar Paris da forma que a cidade merecia ser aproveitada! De forma plena! Coisa que a fluência no francês ajuda bastante, com certeza, já que os parisienses são conhecidos por não gostarem de falar inglês!

Em La Rochelle, que é uma cidade pequena e de praia, também fiz curso de Windsurfe e curti muito o verão indo à praia e comendo aqueles deliciosos sorvetes da carte d´or, além disso, sempre comia  doces deliciosos como tarte au citron (torta de limão), tarte au pomme (torta de maça), tarte au chocolat nos cafés junto do Porto. Além de paninis,crepes, chocolates quentes…uma verdadeira tentação!

Na França, a mesa tem um ritual desde a entrada até a sobremesa…Começa com uma saladinha, ou sopa depois vem o prato principal, a sobremesa, e, quando você pensa que acabou, vem aquela tábua de queijos que você também acaba não resistindo…Abaixo foto do centrinho de La Rochelle.

 

Para queimar as calorias das comidas deliciosas da minha casa de família fiz o que a maioria dos estudantes de La Rochelle faz – Comprei uma bicicleta que se tornou a minha fiel companheira e meu transporte oficial para todos os lugares.

 Minha “velo jaune” (bicicleta amarela) meio enferrujada, mas com o seu charme tão característico é um dos grandes souvenirs da minha temporada de estudos na França.

 

Como eu já tinha comprado no STB de Recife o EURAILPASS e como lá na Europa tudo é muito perto, aproveitei estes seis meses em La Rochelle para viajar muito de trem (quase todos os finais de semanas) na companhia de amigos da escola e de um velho mochilão vermelho.

 

Rodei tudo por lá! Fiquei hospedada em pequenos hotéis bem baratos como o Formule 1 e também em albergues bem legais a um ótimo custo – benefício.

Ver imagem em tamanho grande

Morando por dois meses em Paris, nós podemos fugir um pouco de destinos turísticos com a Tour Eiffel e a Champs Elysées… E é possível conhecer a fundo esta cidade através dos milhares de museus: Louvre, Musée D´Orsay, Museu Picasso, etc…

 

Sem falar nas ruas de Montmartre com seus pintores na praça de Tertre, Saint Germain e seus cafés imortalizados por tantos escritores, Jean Paul Sartre, Simone de Beauvoir…os deliciosos crepes de rua, os croissants…

 

Paris é única, tem tanta coisa para fazer, sentir, ver, rever, admirar… E, principalmente comer…Prepare-se para um banho de cultura e, para desfrutar dos melhores vinhos e da melhor gastronomia do mundo!

Enfim, a França merece ser conhecida mais a fundo! Pela sua história, arquitetura, culinária, artes e literatura! A melhor forma de conhecer a França de verdade é  fazendo um intercâmbio por lá!

Bjs, au revoir e até a próxima viagem!

Marina.

  1. Marina, adorei seu blog, também morei da França e me identifiquei muito com o que você falou. Você é uma graça. Bruno


  2. send me? to the moon!!!!!!


  3. Olá Marina.
    Sou estudante de françês e tenho muito interesse em estudar na França. Tenho 29 anos. Sou casada e não tenho filhos. Tenho disponibilidade de viajar sozinha.
    Qual intercambio vc me recomenda (interrogação).


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>