Intercâmbio na Inglaterra:

21 de junho de 2010 | Postado por Marina em Inglaterra

A terra dos Beatles e do Big Ben é referência mundial quando o assunto é Intercâmbio no exterior, seja pela história, pela cultura ou mesmo por ter estudado na Cultura Inglesa a vida toda (meu caso)…kkkkk, A Inglaterra é uma das primeiras opções que vem a nossa mente quando se quer ter fluência no inglês!

 

A terra da Rainha tem três excelentes atrativos:

1)Fica na Europa e permite que viajemos por vários países durante o nosso intercâmbio.Prepare-se para finais de semana em Paris, Amsterdam, Barcelona…

  A cia aérea easy jet tem passagens bem baratas, é umas das tantas cia Low-cost de lá!

2) Para uma permanência de até 24 semanas (quase 6 meses) não exige visto prévio para brasileiros (basta apresentar comprovante de que vai estudar na entrada no País, assim como, comprovante de renda).

3) Para os estudantes que tiram um visto de estudante com vínculo com uma escola a partir de 6 meses, pode-se trabalhar legalmente por até 10 horas semanais.

 As duas desvantagens da Inglaterra são:

1)Sua moeda – a Libra esterlina, que torna o nosso custo de vida meio caro por lá.

2) A comida inglesa não e das mais saudáveis ou saborosas. Basta dizer que o prato típico deles é fish&chips (peixe frito + batata frita) não que este prato em especial não seja gostoso, até que é, mas fritura + fritura por muito tempo acaba engordando a gente ne?! Além de deixar o rosto cheio de espinhas, como se  já não bastasse os chocolates (estes sim são maravilhosos, como o Maltesers e todos da Cadbury) aí já viu, a gente engorda na certa!

      

Tirando isto, o País é show de bola! No final deu 3 x 2 para a Inglaterra! Com certeza mais vantagens que desvantagens!

Cidades como Londres, Oxford e Cambridge são tão referência para a gente quando o assunto é Educação Internacional assim como lembramos do surf quando se fala do Hawaii ou da Itália quando o assunto é gastronomia (Lê-se: comidas maravilhosas).

Pois bem, precisava mesmo falar da Inglaterra (atendendo a alguns pedidos de leitores) mas também por que a Inglaterra tem um papel importante na minha vida por que o meu primeiro Intercambio foi lá!   E, é aquela velha história, o primeiro a gente nunca esquece e não foi diferente nesta experiência de um mês que tive na cidade litorânea de Bournemouth, sul da Inglaterra.

Aos 14 anos, estudei na escola Eurocentres e fiquei em uma casa de família tipicamente britânica. Esta minha primeira experiência foi muito importante para me deixar mais segura no meu inglês como também me tornar mais autoconfiante. Por ter sido uma experiência super positiva, me deixou com aquela vontade de quero mais ao ponto de eu ter feito mais  10 intercâmbios de lá para cá.

Quando a se pensa em estudar na Inglaterra a primeira imagem que temos na cabeça é Londres mas, acredite, não deixe de pesquisar todas as opções pois, algumas vezes, existem cidades mais parecidas com o seu estilo de vida ou o que você esta buscando em termos de experiência internacional.

Primeira coisa importante: acho que para aproveitar Londres plenamente é interessante ser maior de 18 anos, não só para curtir a vida noturna que é um capitulo a parte mas também para enxergar as maluquices que vemos na rua de uma forma mais adulta, como uma expressão cultural e por que não dizer, individual de cada um e tão típica do londrino. Para entender o que estou falando, além dos pontos turísticos de Londres, como Big Ben, London Eye, Madame Tussauds, Museu de Historia Natural, Tate Museum e Tate Modern, não deixe de visitar o bairro de Camden Town, onde o exótico, o diferente e o alternativo tem lugar cativo. O metrô de Londres é super fácil e prático e dá para transitar com facilidade por toda Londres que, por sua vez, é dividida por zonas, sendo a zona 1 a mais central e seguindo como um caracol por zonas, 2, 3, 4, 5,6….

  

Para quem que estudar e morar no coração de Londres, Zona 1, normalmente as opções de acomodações mais indicadas são residências estudantis ou flats que muitas vezes, permitem que você vá andando até a escola.

Já se a sua preferência for ficar em as casas de família estas costumam ficar em áreas residenciais entre as zonas 2 e 4, o que pode significar uma distancia de 20 a 50 minutos do centro de Londres, onde a maioria das escolas  estão localizadas.

Alguns exemplos de escolas no coração de Londres são: Eurocentres Londres Central, International House, no simpático bairro de convent garden, a escola Kaplan na super central Leicester Square ou, ainda, a Frances King eu fica em frente a estação de Gloucester Road, entre outras.

 

Já os que preferem viver e estudar em uma região mais tranqüila e com distâncias menores entre a escola e a moradia, podem optar por escolas em regiões residenciais como as zonas 2 e 3, alguns exemplos neste caso são as escola Eurocentres Lee Green, Embassy Ces The Hampstead.

Ainda nesta linha, existem diversas escolas em cidades muito próxima a Londres. Quer alguns exemplos? As cidades de Brighton, Oxford ou Cambridge ficam a no máximo 1 hora de Londres, ou seja, dá para ter uma rotina mais tranqüila durante a semana, ir para a escola, muitas vezes de bicicleta e, nos finais de semana ir passear e badalar em Londres!

Brighton é conhecida como uma mini – Londres, pelas inúmeras opções  de lazer, baladas e muitos festivais de música durante o verão.

É uma cidade litorânea com um píer famoso e com muitos jovens.Nesta cidades, as escolas Embassy Ces e Eurocentres são bem recomendadas.

Ver imagem em tamanho grande

Ver imagem em tamanho grande

Oxford e Cambridge, são ambas cidades  que possuem os campus universitários mais famosos de toda a Inglaterra. Anda-se muito de bicicleta e são cidades extremante “inglezinhas” no imaginário que temos de Inglaterra em termos de arquitetura e estilo além de, é claro, ,do ensino tradicional e bem conceituado de suas universidades.

 É possível fazer cursos de idiomas ou preparatórios para certificados (Exemplos: Kaplan, Bell, Eurocentres ou Embassy Ces) ou mesmo preparação para entrar em universidades na Grã Bretanha ou em outros países do mundo, os chamados programas Foundation (Exemplos: St. Claires, Cats e Bell).

Bournemouth,por sua vez, que foi a cidade que eu escolhi aos 14 anos, é uma cidade litorânea, segura e com muitos aposentados mas também algumas baladinhas bem legais, acho uma opção bem interessante para adolescentes. Ela fica a cerca de 2 h e meia de Londres.

A Inglaterra tem outras cidades pequenas e médias que são bem  interessantes, alguns exemplos são: Manchester, Bath ou Hastings.

Portanto, a dica é: Pesquise qual a cidade tem mais haver com você, coloque a sua mochila e corra para o abraço.

Independentemente do seu estilo, a Inglaterra, com certeza, não vai lhe decepcionar!

Bjs e até a próxima viagem!

Marina.

  1. Parabens pelo Blog e pelo livro,se puder dê mais dicas sobre a Inglaterra!


  2. De mais! eu to me sentindo muito inspirado por você.
    Suas experiencias ainda vão provocar isso em muita gente por esse Brasil.


  3. O seu blog é muito bom!
    Comecei a ler desde que vc foi ao Jô!
    Parabeens!!
    Se puder fala da Nova Zelândia!


  4. Parabénss pelo blog e pelo livro!! Vi vc no Jô tb e achei o maximo!! adoraria fazer vario intercambios assim e conhecer varios lugares.. e é muito bom vc compartilhar essas experiencias com todos que se interessamm.. Parabéns mesmo.


  5. poxa muito legal seu blog. mas eu queria que vc falasse mais sobre a frança e como sobreviver lá sem gastar muito ( q é o meu caso) estou muito empolgada pra ir .. mas queria que você me esclarecesse mais sobre as casas de família ou sites confiáveis a respeito desse assunto.
    gostaria de ficar na casa de uma família de verdade pra aprender francês.
    me responde por favor !! bjos


  6. eu adorei…. e uma pergunta pro o saite a onde vcs aranjaram essas fotos ? porque eu queria colocar todas essas fotos no meu orkut


  7. eu adorei… uma pergunta pro saite a onde vcs acharam essas fotos ? por que eu quero colocar elas no orkut a é antes que eu me esquesa qual é o nome dessa escola hen ? é que eu to pençando em muda pra lá


  8. Olá, alguém sabe qual a melhor escola para se estudar inglês? Se é na Eurocentres ou na EmbassyCES? A primeira me parece mais tradicional, mas a segunda geralmente é mais moderna e levemente mais barata. Se alguém souber de algo sobre isso, agradeço desde já a informação. Estou pensando em ir para Brighton e esta dúvida está me consumindo!hehe
    abraço


  9. tenhu diculdades em falar em ingles algem me ajuda?


  10. Parabéns Marina!!! Adorei o blog…estou numa dúvida cruel em qual cidade escolher na linda Inglaterra, levando sempre em consideração a escola que cada lugar oferece, mas lendo o que escreveu acima, acho(rs) que me decidi!!! Meu inglês não é nada fluente, mas vou me arriscar nessa aventura e fazer uma imersão. Bjus


  11. Que otimo que pude ajudar! Boa viagem! 🙂


  12. parabens pelo site! muito bom .. me esclareceu bastante coisa, mas eu precisava de uma ajudinha sua. Vou pra inglaterra em fevereiro do ano que vem e nao consigo decidir a cidade, oxford, cambridge ou bournemouth.desde ja agradeço ^^


  13. parabens pelo site! muito bom .. me esclareceu bastante coisa, mas eu precisava de uma ajudinha sua. Vou pra inglaterra em fevereiro do ano que vem e nao consigo decidir a cidade, oxford, cambridge ou bournemouth.Podem me ajudar?
    desde ja agradeço ^^


  14. Oi Gabriela! tudo bem?! Obrigada! Em Fevereiro, inverno por lá, ficaria entre Oxford e Cambridge pois são cidades universitárias. Já Bournemouth, como é uma cidade de praia, acho melhor no verão.
    Gosto muito das duas…Ambas ficam ha 1h de Londres e são cidades muito inspiradoras para estudar mas, acho Cambridge ainda mais bonita que Oxford…. bjs Marina.


  15. Ooola!! Estava procurando saber pq minha dinda mora em bournemouth e estava pensando em fazer intercambio la ate pq ja fui e gostei muuuuito!! Tenho 13 anos e pretendo ir ano que vem (faria 14 no meio do ano) e meu pai falou que eh so apartir de 15 anos, nossa! To numa felicidade tao grande agora que li seu post e vi que vc foi com 14 anos!!!! Me de dicas, como vc foi o que vc fez como fez, em qual colegio estudou e talz!! Mas nao quero ir pra la para aprender ingles, para estudar de verdade… Me entende?! Tipo, nao vou fazer aula de ingles e sim de geografia, matematica e talz!! Me de dicas por favor que assim é mais facil de eu conseguir ir!!! Bjão!! OBS.: pode me chamar de Mavih


  16. Aah e não eh big ben (ou eh e eu nao sei) pelo o que eu saiba eh big bang


  17. Oi Mavih!!!Tudo bem?! Eu fiz um curso de férias para adolescentes aos 14 anos, foi só durante as férias de julho, fiquei em casa de família e tive aula de inglês e atividades culturais. Estudei no Eurocentres. Com 14 anos você pode fazer isto e, dependendo da escola, também você poderá fazer um programa de High School! Se sua tia é brasileira e mora lá, ela pode indicar opções de escolas que ela goste lá em Bournemouth para você passar para a sua agência de intercâmbio! Boa Sorte e Boa Viagem! Marina.


  18. Olá! Adorei o post, muito bacana mesmo! Mas infelizmente só fiquei mais ainda na dúvida pq não sei qual cidade escolher. =) Abraço


  19. Oi, me ajudou muiito com seu conteúdo, eu precisava disso para fazer meu trabalho, me diz uma coisa totalmente fora do assunto? Se foi você que fez esse design, como colocou sua caixa de comentários assim? Com pontilhado e esses tons de rosa? Obrigada e ficou lindo seu blog, parabéns!


  20. Oi Alissa! obrigada pela sua mensagem! Infelizmente não fui eu que fiz o design do blog então não saberia te explicar! 🙂


  21. Oi! Adorei o post! So tenho 1 pergunta: qual empresa/agencia que vc usou para fazer o intercambio?


  22. Oi, Marina! Tenho 13 anos e pretendo ir com 15 mas desde ja começei a escolher a cidade, empresa que eu vou, depoimentos de pessoas que ja foram… Enfim, ja começei a resolver algumas coisas (muito cedo?! Rsrs) e se você podesse e soubesse me responder, gostaria de saber mais detalhes sobre Oxford. Desde ja obrigada!


  23. Que escolas vc conhece que tem ensino funtamental em bournemouth. Ah adorei as dicas, muito legal.


  24. Entra em contato cmg por favor, preciso muito de algumas ajudas sobre intercambio! Facebook.com/gabriel.santosvillar


  25. Oi Marina! Estou querendo estudar inglês durante 4 meses na Inglaterra… irei em abril ou maio/13 mas estou na dúvida entre Londres, Oxford e Brighton! Me ajuda! Agradeço desde já e parabéns pelo site!


  26. Oi Sil! tudo bom! Londres é a maior metrópole, ideal para conhecer cada cantinho e viajar todos os finais de semana. Recomendado também para que tem mais de 25 anos. Para os mais novos, Oxford é excelente, pequena, universitária e dá pra fazer muita coisa de bike. Já para quem curte um clima de cidade mais de praia Brighton tem muitas baladas e animação. O que você acha que parece mais com você!? abs


  27. Olá Marina!! adorei as dicas…por favor, preciso de sua opinião: minha paixão mesmo é Londres mas estou um pouco com pé atrás pois dizem que lá tem muitos brasileiros…então estou entre Oxford, Cambridge e Manchester…dizem que o custo de vida em Oxford e Cambridge é muito alto, é verdade? não curto muito baladas, sou do tipo mais caseira…seria melhor Oxford ou Cambridge?


  28. Olá Marina,

    Sempre venho no seu blog espiar…Gostaria de saber, quanto devo levar de dinheiro para ficar 1 mês em Londres.

    Bjss e obrigad por sua ajuda


  29. Olá, Marina! Pretendo fazer intercâmbio, para melhorar o inglês, no inverno europeu (dezembro, janeiro e fevereiro). Pelo que tenho visto, não há lugar na Inglaterra em que o frio seja menos rigoroso. No entanto, creio eu, algumas cidades devem se adaptar melhor ao período (tendo bom número de festas e atividades afins). Você teria indicação de qual cidade inglesa é mais indicada para se passar essa temporada?

    Obrigado e abraço.


  30. Olá, Marina! Pretendo fazer intercâmbio, para melhorar o inglês, no inverno europeu (dezembro, janeiro e fevereiro). Pelo que tenho visto, não há lugar na Inglaterra em que o frio seja menos rigoroso. No entanto, creio eu, algumas cidades devem se adaptar melhor ao período (tendo bom número de festas e atividades afins). Você teria indicação de qual cidade inglesa é melhor para se passar essa temporada?

    Obrigado e abraço.


  31. Oi Fred! tudo bom? O sul é mais quente do que o norte..:)


  32. Oi marina, parabéns pelo blog!
    Qual a agência de intercâmbio você recomenda?
    bjs


  33. Oi Thaís! obrigada pela sua mensagem! recomendo o STB (www.stb.com.br) bjs Marina


  34. Olá.Nossa, que sonho. Fico feliz de ver que pessoas tem essa oportunidade de conhecer outros países e ainda aprendendo com isso. Quem sabe um dia irei pra Inglaterra. meu sonho desde criança. 😀


  35. Adorei o seu blog


  36. Oi Marina, tudo bom? No ano que vem eu vou passar um mes em Bournemouth, mas o meu maior medo é de nao conseguir me comunicar corretamente la. Entao, gostaria de saber qual era o seu nivel de ingles quando vc foi pra lá a primeira vez( eu tenho a mesma idade q vc tinha quando fez seu primeiro intercambio) e, se foi tranquilo para se comunicar lá. Beijos


  37. Olá, acabei de ler no seu blog, falando sobre a Inglaterra. Você conhece Rochester? Estou verificando intercambio para meu filho e vi a escola kings College e gostaria de ter uma referência.


  38. Oi Marina, estou pensando em fazer intercambio na Inglaterra.. Amo Londres, mas pensei em ficar em uma cidade de praia, pois irei em agosto e ficarei até novembro… Tenho mais de 30 anos e fico na dúvida sobre qual a melhor opção… Por favor, me ajudaaaa???? rsrsrsrs obg


  39. Oi Marina, adoreeeei demais o seu blog, meu sonho é fazer intercâmbio pra Inglaterra mas tenho muiitas dúvidas, não tinha como me mandar um e-mail ou algo para nos comunicar-mos? Eu agradeceria, parabéns pela conquista!


  40. Olá Marina, boa noite!
    Meu filho tem 15 anos e está indo agora nas férias de julho fazer o Intercâmbio na Inglaterra, na cidade de Bournemouth. Ele ficará em casa de família e terá direito as 3 refeições. Porém. estou em dúvida em relação a quantas libras ele leve. Vi no programa, que terá uns parques e tours que não está incluso no pacote. Ele passará 20 dias, e depois seguirá com o grupo para Paris, aonde passará 4 dias. Quanto mando pra ele em ambas cidades?


  41. Estou tentando entrar no Eurocentres porém eles informam que a idade mínima é 16 anos. Tenho 14 anos.
    Como você conseguiu?
    Beijos


  42. Ola, adorei seu site, quero fazer intercambio agora em agosto até dezembro, qual cidade voce me indicaria?


  43. Olá Mariana, tenho duas dúvidas. Tenho 19 anos e queria saber se vou aproveitar a vida noturna na Inglaterra como poder beber e etc. E a segunda estou em dúvida em ir para Bristol, Cambridge ou Brighton?
    Pretendo ir em julho e voltar em novembro/ dezembro… Aguardo sua resposta obrigado.


  44. Oi, Marina!! Estou indo fazer meu primeiro intercâmbio esse ano, com 14 anos, pra Brighton, e espero que assim como já temos em comum o nome e o primeiro intercambio aos 14 anos para a Inglaterra, também tenhamos os muitos intercâmbios que virão depois deste se tudo der certo! Hehe! Beijoss, parabéns pelo seu blog!!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *