Matéria Folha de São Paulo: Intercâmbio e a Síndrome do Regresso

22 de março de 2012 | Postado por Marina em Intercâmbio de A a Z

Olá viajantes! tudo bem?!

Ainda no corre corre para postar tudo o que aconteceu nestas duas últimas   agitadas semanas sobre o tema  intercâmbio, gostaria de sugerir a leitura desta matéria que colaborei na Folha de São Paulo que aborda um tema interessante quando o assunto é vivência internacional que é a Síndrome do Regresso ou seja, dificuldade de readaptação ao Brasil!

Como se readaptar ao Brasil

Leia a matéria completa aqui!

E aí?! Quem aqui já fez Intercâmbio e teve dificuldade de se readaptar no regresso ao Brasil?

Bjs e até a próxima viagem,

Marina

 

  1. Tem quase dois anos que voltei, mas as vezes ainda não me adaptei completamente ao Recife. Tem algumas coisas que fizeram a diferença e das quais ainda sinto muita falta como organização, respeito, liberdade {eu tinha um carro lá, aqui não}… preços – tudo aqui é muito mais caro… E, principalmente, a convivência com pessoas de nacionalidades diversas, e, até, brasileiros de todas as regiões.
    Mas amo a minha terrinha e não troco ela por nenhuma outra – não no momento, hahahaha.


  2. Faz 3 anos e meio que voltei dos EUA e certas horas ainda sinto muita falta, da liberdade, segurança, facilidade de locomoção, poder maior de compra e acesso maior a coisas boas e viagens. Sinto muita falta da galera, e das amizades que fiz… de ter contato com pessoas de vários países e até mesmo de várias partes do Brasil.
    Tive muita dificuldade em me readaptar, estranhei até minha própria casa, mas o tempo ajudou a me situar novamente na terrinha que nasci! A experiência de morar fora é inexplicável… simplesmente maravilhosa!


  3. Gente fiz uma página no facebook pra continuarmos a conversa:)
    https://www.facebook.com/SindromeDoRegresso


  4. olhe só, gosto do brasil porque nasci aqui e minha familia é brasileira.mas morar no brasil é um desrespeito a qualquer pessoa.e não precisa ir muito longe não viu. viver aqui é um inferno


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>