#PapoViajante:Como é morar na Noruega? Curiosidades e dicas de uma brasileira que encontrou o amor do outro lado do mundo!

01 de outubro de 2015 | Postado por Marina em Intercâmbio de A a Z

Olá viajantes!

Tudo bom?

Eu conheço a Dani há algum tempo. Professora de inglês em Recife, foi aqui que ela conheceu o Knut, norueguês que estava pela cidade  a trabalho para realizar pesquisas. E, a partir daí a história dela mudou! Trocaram emails, passaram a se comunicar por internet (gmail e skype) mas, como sabemos o contato físico e o olho no olho faz mesmo muita falta (a era digital ajuda mas não resolve rsrsrs) e, manter um relacionamento a longa distancia é sempre muito dificil, mas eles foram tentando…. Entre algumas idas e vindas Brasil/Noruega/Brasil a Dani tomou a difícil decisão de deixar Recife e mudar-se para a pequenina cidade histórica de Kongsberg, (que em norueguês significa “montanha do rei”) isso, claro para ficar perto do seu amor. Owwww… que meigo! Adoro essas histórias! Olha eles aí que fofos:

 Recentemente nos falamos pelo instagram  e pensei que poderia ser bacana fazer um post com as dicas dela! Bem, agora sem mais delongas, com a palavra, Dani:

“Oi gente!

Atualmente moro na Noruega, e posso garantir a todos que é um país rico em história, tradição e aventura. Então, gostaria de compartilhar algumas curiosidades e dar dicas de atividades que podem ser realizadas no país.

A primeira #curiosidade foi durante o inverno. A maioria dos noruegueses sabem #esquiar. Diz o ditado por aqui que: “noruegueses nasceram com esquis nos pés”. Eles são feras! Várias vezes observei desde crianças bem pequeninas até velhinhos esquiando. Até o cachorro vai junto também rsrsrs Nossa fiquei impressionada! Eles não perdem a energia. E é claro que depois de tanto esquiar, não pode faltar uma comidinha, né! Fazer uma fogueirinha e grelhar, é algo bem típico. “Pølse i lompe” é uma salsicha enrrolada num crepe de massa de batata. Todo mundo adora!

Outro fato sobre o inverno é que muitos dos noruegueses viajam longas horas até chegarem as suas casas de campo, chamadas de “hytte”. Na verdade, não só durante o inverno, mas é bem comum passar um fim de semana, férias de outono, natal, ano novo, páscoa etc e tal. E o detalhe é que essas casas são muito bem equipadas, e com um toque tradicional claro. Lareiras, peles de animais, esquis antigos pendurados pelas paredes etc. Muito show!

Ah, falando em muito show, lembrei do mágico Natal que aconetece aqui. Sabe aquele cenário tipo filme?!! Tudo branquinho, neve nas árvores, lareira acesa, chocolate quente etc. Amoo!!! Algo bem típico no Natal é escolher e comprar a sua própria árvore natural. Isso mesmo! Uma planta de verdade no meio da sala hehehe O detalhe maior  é que antes da troca de presentes, a família se reune em volta da árvore para cantar e dançar. Bem filme mesmo, né?!!! Kkkkk Aqui na Noruega eles são bem tradicionais.

A Noruega é linda e cheia de curiosidades durante as quarto estações. Atividades é o que não falta. Aqui väo algumas dicas:

Sightseeing – Dentre várias coisas a se ver em todo o país, Oslo, não pode ficar de for a, claro. Além de museus, galerias de artes e o castelo real, a principal atraçâo na minha opiniâo é o Vigelandspark, também conhecido como parque dos pelados. Vale muito a pena visitar!

Aventura –  Sâo vários os lugares em que se pode aventurar-se na Noruega. Paisagens incríveis e de tirar o fôlego. Stavanger «Preikestolen» e Odda «Trolltunga. os Hiking de aventura  são os pontos que eu mais escuto de amigos que moram aqui ou de turistas. Aqui tem um link se você adora uma caminhada com adrenalina.

Vivenciar os extremos – Quer ter a experiência de um dia totalmente de sol (verão – sol da meia-noite) ou totalmente no escuro (inverno)? Isso é bem típico do Norte da Noruega. Nessa região é onde aconetece a tão conhecida Aurora boreal ou the Northern Lights”, na região de Troms e Finnmark. Perfeitooo!!!

Nossa….de perder o fôlego! Definitivamente, são inúmeras as curiosidades, atividades etc nesse país. História, arte, cultura e aventura aqui tem demais. Por fim, registro na meu novo lar norueguês, a  “minha cidade”  é famosa pelas suas minas de prata “Sølvgruvene” – sølv = prata,  gruvene =  minas; fabrica de mísseis e fabrica de moedas para toda a Noruega. Nesta foto  estou em cima das pedras que foram retiradas das minas e estou num ponto mais elevado que dá pra ter uma boa vista da cidade.

É isso gente, com certeza recomendo e convido a todos a descobrir a Noruega!  Boa viagem! Dani Bezerra

Obs1: Uau!!! eu quero!! nunca fui na Noruega!!! (snif snif! Dá pra viajar hoje? kkk)  show Dani!!! Muito legal!!! Obrigada pela sua contribuição aqui no blog!

obs2: O STB Recife oferece programas de High School na Noruega.Por incrível que pareça, esses programa tem um excelente custox benefício. Definitivamente uma oportunidade de outro para vivenciar essa cultura de pertinho,né? Para mais informações é só entrar em contato pelo (81) 2123-4522 ou visitar a nossa loja de Boa Viagem ou Casa Forte!

Bjs e até a próxima viagem!

Marina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *