Planejando o seu High School no Exterior:

14 de agosto de 2014 | Postado por Marina em Colegial no Exterior - High School

 O programa High School é um dos maiores presentes que os pais podem dar aos seus filhos, pois proporciona ao jovem a oportunidade de vivenciar a autonomia e mostrar que ele tem toda a responsabilidade para lidar com ela. Entretanto,
antes de decidir realizar esse sonho, o STB – Student Travel Bureau, líder no segmento de educação internacional, recomenda aos pais planejar a viagem com o máximo de antecedência possível.

Segundo a gerente de High School do STB, Renata Santana, a infraestrutura das escolas de ensino médio do Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Suíça, Austrália, Nova Zelândia, Alemanha, Espanha, França, Holanda e Irlanda, aliada à qualidade de vida desses países, tem atraído a atenção dos pais, preocupados com a formação educacional e pessoal de seus filhos. E também o interesse dos estudantes do ensino médio, que desejam adquirir experiência internacional já pensando na carreira.

“Pesquisar sobre a escola, o país e o estilo de vida da cidade escolhida para o estudo, reunindo relatos de ex-alunos, faz toda a diferença no planejamento do intercâmbio. Aconselhamos também iniciar uma poupança mensal voltada à viagem, pois além dos gastos com documentação, curso, acomodação e passagem aérea, recomendamos o envio mensal de US$ 300 a US$ 500 para gastos com almoço, transporte e material escolar”, explica Renata.

O STB orienta ainda a ter toda a documentação em dia: passaporte, assistência médica internacional, carteira de vacinação e histório escolar. Além disso, é importante conversar com a coordenadora da escola do seu filho no Brasil, visando ajudar a definir quais matérias cursadas no exterior poderão ser aproveitadas no retorno.

Para facilitar a adaptação do estudante, o STB aconselha que os pais conversem com os filhos sobre possíveis diferenças culturais, evitando a confusão entre saudade de casa e dificuldade de integração. “É importante acostumar o filho com afazeres domésticos, como arrumar a cama e manter o quarto organizado. Além disso, é interessante que eles estudem a história do Brasil, porque os colegas de sala vão perguntar”, salienta Renata.

Relato de intercambista

Alguns jovens gostam tanto da experiência que decidem dar continuidade aos estudos no exterior. É o caso de Camila França, brasileira que embarcou para cursar o ensino médio em Kent, cidadezinha próxima a Brighton, acabou terminando os estudos por lá, e atualmente está se graduando em administração numa universidade inglesa.“Eu me adaptei facilmente ao modo de vida inglês, e fazer amigos do próprio país foi essencial para aprender a falar a língua fluentemente. Sinto-me muito mais segura voltando para o Brasil com uma graduação internacional no currículo, e não descarto a possibilidade de cursar pós-graduação na Inglaterra, depois de concluir a faculdade. É claro que sinto falta de minha família e do clima brasileiro, mas contorno as saudades viajando para meu país durante as férias”, conta Camila.

A seguir, algumas opções de programas High School nos destinos mais procurados pelos brasileiros:

País:
Austrália

Escola: Pública

Tipo de acomodação: casa de família

Regime de alimentação: meia pensão

Valor (semestre): a partir de AUD 14.078,00 + taxas

Valor (ano): a partir de AUD 25.023,00 + taxas

País:
Nova Zelândia

Escola: Pública

Tipo de acomodação: casa de família

Regime de alimentação: meia pensão

Valor (semestre): a partir de NZD 16.181,00 + taxas

Valor (ano): a partir de NZD 28.739,00 + taxas

País:
Canadá

Escola: Pública

Tipo de acomodação: casa de família

Regime de alimentação: meia pensão

Valor (semestre): a partir de CAD 11.450,00+ taxas

Valor (ano): a partir de CAD 21.489,00 + taxas

País:
Inglaterra

Escola: Pública

Tipo de acomodação: casa de família

Regime de alimentação: meia pensão

Valor (semestre): a partir de GBP 6.875,00 + taxas

Valor (ano): a partir de GBP 17.330,00+ taxas

País:
EUA

Escola: Pública

Tipo de acomodação: casa de família

Regime de alimentação: meia pensão

Valor (semestre): a partir de USD 8.921,00 + taxas

Valor (ano): a partir de USD 9.467,00+ taxas

Mais
informações: www.stb.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *