define('DISABLE_WP_CRON', true);
Como sabemos, os nordestinos terão um grande feriado esta semana. as festas juninas, terão início e, com certeza todos ouvirão muita música típica, ascenderão uma fogueira e comerão aqueles deliciosos pratos derivados do milho. O que você talvez não soubesse é que as festa de São João ou festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 24 de junho, ainda no calendário juliano (pré-gregoriano) e que a fogueira de São João ainda é o traço comum que une todas as festas de São João europeias (da Estônia a Portugal, da Finlândia à França). Vamos ver alguns exemplos:
Nas cidades do Porto e de Braga, o São João é festejado com uma intensidade inigualável, sendo que a festa é, à semelhança do que acontece no Nordeste do Brasil, entregue às pessoas que passam o dia e a noite nas ruas das cidades que são autênticos arraiais urbanos. O uso de balões e fogos de artifício durante o São João no Brasil, foi trazido pelos portugueses para o Brasil, e ele se mantém em ambos lados do Atlântico.
França
A “Fête de Saint-Jean” (Festa de São João), tal como no Brasil e em Portugal, é comemorada no dia 24 de junho e tem como maior característica a fogueira. Na região de Vosges, a fogueira é chamada “chavande”. Já a quadrilha brasileira tem o seu nome de uma dança de salão francesa para quatro pares, a “quadrille”, em voga na França antes da Primeira Guerra Mundial . A “quadrille” veio para o Brasil seguindo o interesse da classe média e das elites portuguesas e brasileira por tudo que fosse a última moda em Paris. Ainda que inicialmente adotada pela elite urbana brasileira, seu maior florescimento foi no Brasil rural (daí o vestuário campesino ou de “matuto”).
As tradições juninas da Polônia estão associadas principalmente com as regiões da Pomerânia e da Casúbia , e a festa é comemorada dia 23 de junho, chamada localmente ‘Noc Świętojańska” (Noite de São João). A festa dura todo o dia, começando às 8h da manhã e varando a madrugada. De maneira análoga à festa brasileira, uma das características mais marcantes é o uso de fantasias, no entanto não de trajes camponeses como no Brasil, mas de vestimentas de piratas. Fogueiras são acesas para marcar a celebração. Em algumas das grandes cidades polonesas como Varsóvia e Cracóvia esta festa faz parte do calendário oficial da cidade.
A festa de Ivana Kupala (João Batista) é conhecida como a mais importante de todas as festas ucranianas de origem pagã, e vai desde 23 de junho até 6 de julho. É um rito de celebração pelo verão, que foi absorvido pela Ingreja Ortodoxa.. As moças colocam guirlandas de flores na água dos rios para dar sorte. É bastante comum também pular as chamas das fogueiras.
As festas juninas da Suécia (Midsommarafton) são as mais famosas do mundo. É considerada a festa nacional sueca por excelência, comemorada ainda mais que o Natal. Uma das características mais tradicionais são as danças em círculo ao redor do majstången, um mastro colocado no centro da aldeia. Quando o mastro é erigido, são atiradas flores e folhas. Durante a festa, são cantados vários cânticos tradicionais da época e as pessoas se vestem de maneira rural, tal como no Brasil. Por acontecer no início do verão, são comuns as mesas cheias de alimentos típicos da época, como morangos e batatas. Também são tradicionais as simpatias, sendo a mais famosa a das moças que constroem buquês de sete ou nove flores de espécies diferentes e colocam sob o travesseiro, na esperança de sonhar com o futuro marido. Também nesta época, decoram-se as casas com arranjos de folhas e flores, segundo a superstição, para trazer boa sorte. Durante este feriado, as grandes cidades suecas, como Estocolmo e Gotemburgo tornam-se desertas, pois as pessoas viajam para suas casas de veraneio para comemorar a festa.
Bjs, Bom São João e até a próxima viagem!
Marina.
Tenho um casal de amigos suecos que se hospedaram na minha casa no último Carnaval, que moram em Estocolmo, e possuem uma casa de campo que fica a uma hora de carro.
Eles disseram que gostaram muito do Carnaval aqui no Rio, e me convidaram para passar a festa junina sueca, a Midsommarafton, com eles no próximo ano!
Quem sabe não faço um intercâmbio por algum tempo lá?
=)