SONHO OU REALIDADE NO DESERTO – Saiba tudo sobre o BURNING MAN – O festival americano de música e arte mais louco do mundo e que começa esse final de semana!

23 de agosto de 2016 | Postado por Marina em EUA

Olá viajantes!

Tudo bom?

Antes de falar sobre este festival que me parece cercado de mistério, quero contar uma historinha engraçada! Tenho uma grande amiga mexicana que conheci enquanto fazia intercâmbio na França e que, que assim como eu, ama viajar. Quando ela comentou
que escolheu passar suas férias no Estado norte-americano de Nevada porque lá ia acontecer o Burning Man, não pensei muito sobre o que era o Burning Man.

Afinal, como ela é muito adepta de malhação e corrida (e já tinha feito a maratona de Boston e de Paris) ao mencionar que  iria para o Burning Man, confesso que de início imaginei alguma coisa relacionada a maratona, afinal conheço pessoas que fizeram Iron Man e,de cara, achei que era algo parecido.

Estes dias falei com ela novamente e tamanha foi a minha surpresa quando perguntei como tinha sido esse tal Burning Man a resposta foi:”Tentar explicar o que é o Burning Man a alguem que nunca foi é como tentar explicar com são as cores para alguem que nunca exergou” Logo entendi que não tinha nada a ver com maratona ou fitness (risos) Aí eu falei “peraí minha filha, como é isso aí, você vai ter sim que tentar me explicar porque agora fiquei mega curiosa, afinal, e se e algo tão especial assim, preciso saber para poder planejar a próxima viagem minha”…. E foi aí que ela enfim  “tentou” me explicar::

Todos os anos, no deserto de Black Rock em Nevada, acontece o tal Burning Man. Nesse ano de 2016 não será diferente e acontecerá entre 28 de Agosto ( este domingo)  por uma semana até o dia, 05 de setembro.

Durante cerca de 7 dias este deserto inabitado é substituido por uma pequena cidade temporária com várias instalações culturais e muita gente bonita. A cidade passa a se chamar Black Rock City e torna-se portanto o templo deste festival de cultura e música para amigos, viajantes, ficantes e até famílias. Bem- vindo ao Burning Man! O evento tem ficado tão famoso que mais de 50 mil pessoas povoam esta cidade utópica durante uma semana onde nada pode ser comprado (apenas emprestado) e onde o público é a própria atração e todo mundo participa promovendo a criatividade e a espontaneidade, o autruismo e a generosidade.

Para chegar lá, pode-se ir para São Francisco e alugar um carro em direção ao deserto de Nevada ou ir diretamente para o aeroporto de Reno e também alugar um carro para só depois de 4 horas chegar no local  do festival. O ingresso custa 280 dólares e você deve levar suas coisas (incluindo água, coisas para dormir meio que acampando) para uma semana no deserto.

Claro que, como todo deserto os dias são muitos quentes e a noite sempre esfria.

Segundo Gabriela (a minha amiga mexicana), é possível fazer amigos para a vida toda que você nunca mais vai ver. E com eles jogar conversa fora sobre um mundo melhor enquanto diversas criações se iluminam em tons florescentes e misturam sonho e realidade. Como existe areia e muito vento, alguns usam óculos de aviador ou aqueles de esqui na neve. Tudo isso na temperatura de 35 graus.

Acho que ela tinha razão, é difícil mesmo de explicar, foi aí que coloquei o “hashtag”  “#BurningMan” no Instagram para ver se
com imagens as coisas clareavam e, a mim me pareceu um caledoscópio de sons, cores, sensações, sol, vento, areia, música techno e roupas espalhafatosas (ou a ausência delas). Bem, sendo bem sincera não acho que estou pronta (ainda) para esta experiência mas para quem se interessar, fica aí a dica. Mais informações: www.burningman.org

Ah, e, claro, se na volta você quiser aproveitar para dar um upgrade no seu inglês, existem excelentes escolas parcerias do STB Recife em San Francisco para você fazer um curso de 2 ou 4 semanas antes de voltar a realidade!

bjs e até a próxima viagem!

Marina

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *