TOP 5 lições fundamentais dos Jogos Olímpicos que todo Intercambista deveria aprender

01 de setembro de 2016 | Postado por Marina em Intercâmbio de A a Z

Olá viajantes! Tudo bom?

A essência dos jogos olímpicos revela como os atletas e as equipes lidam com o desafio de serem melhores em suas modalidades, onde cada um, independentemente dos resultados, encontrou um esporte (atividade) que o levou a dedicar anos de suas vidas ou quase a sua vida inteira, para viver o encaixe perfeito entre a sua paixão, habilidades e propósito.Há uma infinidade de lições que os atletas de alta performance nos ensinam, e nesse post falaremos sobre TOP 5 lições fundamentais que  todo intercambista deveria saber:          

1a lição: Conheça a si mesmo e foco verdadeiramente no seu objetivo:

Isso começa antes ainda de sair do Brasil!Se você focar, será mais simples e fácil dedicar-se insanamente à melhoria habilidades necessárias para chegar aonde deseja. Seja ir para o país que sonhou,  seja conseguir valor que precisa investir  ou mesmo o resultado acadêmico que você precisa atingir..

2a lição: Treine e meça constantemente seu desempenho

Não existe intercambista que vença estudando ou se dedicando eventualmente. A rotina de preparação dos atletas é diária com medições diárias assim como deve ser o dos intercambistas. Qual a lógica disso? A excelência vem da prática deliberada, constante e aprimorada.

3a lição: Mantenha o seu controle emocional

Os atletas que ganham medalhas são aqueles que se preparam fisicamente e emocionalmente. A mente fraca desestabiliza qualquer habilidade que você tenha. Conheço pessoas maravilhosas que perderam oportunidades ímpares de ter sucesso no intercambio por medo de tentar, por insegurança diante de dificuldades e até por momentos de fraqueza e que, infelizmente fizeram com que toda a experiência fosse comprometida. Lembre-se: quando tudo está bem, todos nós somos inteligentes emocionalmente mas é no desafio de lidar com dificuldades que aprendemos e evoluímos.

4a lição: Persista até conseguir

Os atletas que vencem são aqueles que persistem apesar da dor física e emocional das perdas, das críticas e da falta de recursos. Muitos intercambistas querem ter resultados instantâneos e sentir-se adaptado desde a chegada ao exterior e quando algo não sai como o esperado, em lugar de reavaliar e ajustar o que está sendo feito, desiste da mudança, coloca a culpa na cultura, comida ou clima do novo país e querem voltar para o Brasil e, frustrados depois reclamam:” fiz tudo e nada funcionou por isso, prefiro voltar, pra mim já deu, não quero mais sair da minha zona de conforto do Brasil “.O atleta de alta performance entende que se o resultado não foi alcançado certamente, existe algo que ainda não foi feito como deveria.

5a lição: Supere seus limites

A essência de qualquer atleta de alta performance é superar seus próprios limites. Não importa o que foi alcançado, eles querem ir além de si mesmos. Ainda há muitos líderes que após uma grande vitória, acham que ganharam o jogo, param de se esforçar com o intuito além das metas alcançadas, começam a achar que já sabem de tudo e sucumbem diante da própria soberba. Lembre-se de que  novas culturas e idiomas tem nuances e nunca se sabe o bastante sobre tudo. Com certeza até mesmo dentro da própria cultura brasileira existem coisas que nós desconhecemos por ser de outra região ou época. Se você já acha que sabe tudo da língua inglesa ou dos EUA por exemplo, experimente saber mais da Espanha, da China ou da Rússia, tenho certeza que você se surpreenderá com milhões de novos conhecimentos que você poderá absorver a respeito do mundo, de outras línguas e, de você mesmo!

Bjs e até a próxima viagem,

Marina

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>