Vai viajar ou fazer intercâmbio na Alemanha? Seguem aqui 10 dicas & curiosidades para desvendar e entender melhor os alemães:

11 de outubro de 2011 | Postado por Marina em Alemanha

Bom, como já escrevi aqui no blog anteriormente. Sou apaixonada pela lingual alemã! Freud deve explicar o porquê, kkkkk e, nos meus intercâmbios em Colônia e Munique que totalizaram pouco mais de três meses e, nas minhas aulinhas particulares uma vez por semana (desde 2002) com um alemão nativo aqui em Recife, consegui identificar algumas características dos alemães que podem ajudar intercambistas ou turistas que vão para a terra da cerveja, da Adidas, do Audi e da Volkswagen….

Para começar, tem vários clichês sobre os alemães, alguns são verdades, outros não… Alemães bebem sim muita cerveja (mas assim como eles, australianos, ingleses e irlandeses também não ficam muito atrás…) Na Alemanha, não como-se só salsicha, mas, sim come-se muita carne de porco e batatas por lá, porém também come-se muito peixe, massa e comida vegetariana… Alemães não são frios, são apenas mais reservados à primeira impressão, porém com pouco de tempo poderão tornar-se até mais “gaiatos” do que muitos brasileiros… Aqui as TOP 10 curiosidades para “Desvendar os alemães” em sua próxima viagem por lá….

1)St. Peter und Schlechtes Wetter

Os alemães estão sempre reclamando do tempo nublado, tempo ruim ou “Schlechtes Wetter” da sua terrinha e o “culpado” é sempre o “pobre” do St Peter. Eles dizem que sonham em morar em um lugar quente e “exotische” como o Brasil, mas tenho minhas dúvidas se todos se adaptariam ao não cumprimento de algumas regras por aqui e dos nossos famosos “jeitinhos brasileiros” de resolver as coisas.

2) Tatort

Quer encontrar amigos alemães em um domingo à noite para, digamos, uma pizza? Sonntag ou, Domingo, às 20h15min tem “Tatort” (cenas de crime) então pode ser que ele só queira lhe encontrar depois! Esta é uma série extremamente  popular na Alemanha que está no ar desde a década de 70. Pode-se também ver alemães assistindo ao Tatort em bares neste horário. E, depois é brasileiro que “freak” de novelas Eih?!

3) Kehrwoche

O alemão adora ser sustentável e, seu lixo pessoal é um verdadeiro arco-íris metódico! Azul para papel, amarelo para plástico, marrom para lixo orgânico,  preto para todo o resto, isso é o que me lembro! Ah, e, no sul da Alemanha, Domingo é sempre o dia da faxina ou “Kehrwoche”. (Eles são ricos, mas são limpinhos! Kkkkk)

4) Schorle, Radler  e 7 anos sem sexo:

Alemães adoram misturar bebidas! Suco de fruta + vinho + água com gás é “Schorle”, Cerveja + limonada é “Radler” Coca-Cola+  Fanta é “Spezi”. Ah, e na hora no “Prost”, ou, brinde, tem que olhar nos olhos senão, diz a lenda (ou, os alemães) que você terá sete anos sem sexo…na dúvida!

5) Oktoberfest

Primeiramente, o famoso “Oktoberfest” (que começa em meados de Setembro e não em Outubro) acontece em Munique, porém, tem outras festas importantes na Alemanha nesta época como, por exemplo: “Cannstatter Wasen” em Stuttgart e, até um na  Alexanderplatz de Berlim; Ah! e nem todos os alemães vão vestir aquela roupa típica que temos em mente da Alemanha, via de regra, apenas na região da Bavária, onde fica Munique e, durante o Oktoberfest!

6) II WELT KRIEG:” ou II Guerra Mundial”

Evite falar dos temas: Hitler, nazistas e da Segunda Guerra Mundial com os alemães: O peso da guerra é uma coisa difícil para os mais novos que, temos que concordar, não viveram isto, mas até hoje, meio que “pagam o preço” dos seus antepassados. Segundo muitos alemães, a copa de 2002 foi um momento histórico no país, pois pudemos ver milhares de pessoas com bandeiras alemãs com orgulho e sem o peso deixado pela história.

7) Pedestre

Respeitar a linha de pedestre! “est ist so Typische Deutsch” ( isto é muito tipico alemão!). Se o sinal estiver vermelho e não houver nenhum carro na rua (nenhum mesmo), o alemão não vai atravessar, vai esperar até que o sinal fique verde. Se alguém atravessar lá, pode seguir e perguntar, não é alemão, é turista ou imigrante.

8) BeerGarden:

Alemães amam esta idéia de beber cerveja em um jardim ou parque, é um super programa para a grande maioria! Dificilmente um alemão irá dispensar um dia de sol em uma beergarden por qualquer outra coisa.

9) Paixão por viagens e outros idiomas:

Como estou acostumada a visitar escolas de idiomas em vários países, constatei uma coisa interessante: os alemães são sempre maioria na grande parte dos países quando estamos falando de aprender outros idiomas. Se pensar em viajar para lugares super diferentes e exóticos, pode ter certeza, sempre vai ter um alemão por lá. Eles adoram viajar e aprender outras línguas e, parecem mesmo ter muita facilidade para isso.

10)Língua Alemã:

A língua alemã não é tão difícil para entender e falar quanto parece! Possui sim regrinhas gramaticais chatas como o francês, o português, etc…,  mas, se você se esforçar um pouco verá que tem muita coisa que vem do Latim ou, é parecida com o inglês. Não tem nem comparação com Russo, Árabe ou Chinês (vá por mim, já tentei  me“aventurar” nestes três idiomas e desisti) Então, se é para aprender uma língua “dita como difícil”) comece pelo alemão, além disso, várias empresas mundiais de peso são alemães e, não precisa acompanhar muito as notícias para saber que a Alemanha é o pulmão econômico e financeiro da União Européia então, se o objetivo é ampliar seus horizontes para novas oportunidades de emprego, a Alemanha pode ser uma boa pedida!

Animou-se para fazer Intercâmbio na Alemanha? Então aqui vão algumas escolas que recomendo:

http://www.did.de/

http://www.eurocentres-berlin.de/Berlin/en/

http://www.german-courses.com/

Bjs e até a próxima viagem!

Marina.

  1. Dicas importantes para quem esta a procura de informações sobre intercâmbio, recomendo!

    #like

    😉


  2. Marina!!!! estou indo para a Alemanha ano que vem e adorei suas dicas, descobri o blog a pouco tempo e já estou fã, obrigada por compartilhar sua experiência, isso e ótimo.


  3. Marina, muito legal este espaço que você criou, penso em aprender alemão também mas nao sei ainda se na Alemanha ou na Suíça, você pode dar uma ajuda sobre isso? Valeu marina


  4. Oi Antônio! tudo bom?! Claro! Então, é melhor Alemanha com certeza porque na parte alemã da Suiça você pode até compreender a parte escrita porém, você ouvirá na rua um dialeto denominado “Suiço Alemão” que não é a língua alemã padrão, para você ter idéia, este dialeto não é compreendido nem pelos próprios alemães! portanto, minha sugestão é Alemanha! Boa Sorte e Boa Viagem! Marina


  5. Obrigada à você por acompanhar e por ter deixado um depoimento, valeu!! Bjs!


  6. Adorei o blog, é muito interessante e gostoso de ler. Adoro tudo sobre intercambios, ano passado fiz um ano de high school no EUA, e em agosto vou pra Alemanha fazer outro ano de high school. E depois disso eu pretendo tentar fazer faculdade por la, e eu pensei que talvez vc soubesse coisas uteis sobre esse processo, e quis te dar a dica de quem sabe, fazer um post sobre isso, seria muito interessante não só pra mim, mas pra muitas pessoas quem talvez sejam interessadas no assunto mas não saibam muitas coisas sobre.. Enfim, parabéns pelo blog. Bjs


  7. Oi Ana! tudo bem? Obrigada pelo elogio e participação aqui no blog. Bom, Muito legal que você já está a caminho do seu segundo Intercâmbio, tenho certeza que vai adorar o seu High School na Alemanha, um dos parceiros do blog (Doce Intercambio) está fazendo um blog só sobre o High School dela na Alemanha, depois passa lá! Quando a universidade no exterior, claro, pode deixar que vou preparar mais alguns posts em breve sobre isso! Bjs Marina


  8. Olá Marina! Adoro seu blog. Queria saber se você pode indicar alguma agência em Recife, pois estou pensando em passar um tempo na Alemanha, para trabalhar e estudar a língua. Alguma agência confiável. beeijo


  9. Olá, Marina!tudo bem? Eu amo de coração a língua alemã, para mim a língua mais linda no mundo é a alemã. Bem sou de Recife e estou a procura de cursos de alemão ou professores, você pode me indicar seu professor particular?

    Obrigado por tudo!


  10. Somos 2!! kkkk! vou te passar o contato dele via email tá?! abs


  11. Oooi Marina !! Olha adorei o seu blog você está de parabéns… Eu estou pensando em fazer intercambio, e depois dessas dicas que você deu agora eu tô tendo quase certeza… Precisava de um professor particular pra quando fosse pra lá… Você poderia me indicar algum ? Muito obrigada e muitos parabéns pelo blog…. Beijoos querida !!


  12. Oi Marina, adorei as dicas, sou estudante de Direito e pretendo terminar a faculdade e ir para Alemanha. bjss


  13. Gostaria de uma dica, esse livro é bom para quem esta iniciando no alemão
    Studio D A1 – Kurs- Und Arbeitsbuch (mit CD) – 1 – Lições de 1 a 6


  14. Oi Marina, achei seu blog por acaso quando estava pesquisando sobre a Alemanha. Bem, estou pensando em me inscrever para o Ciência sem Fronteiras para estudar na Alemanha, porém não tenho conhecimento do idioma alemão, mas gostaria muito de aprender e estou encontrando dificuldades em achar sites que eu possa aprender o idioma. Você tem algum site para iniciantes da língua alemã que poderia me passar? Beijos


  15. Pretendo ser engenheira civil se for para a Alemanha terei maiores chances de ter uma boa carreira?


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *