define('DISABLE_WP_CRON', true); Intercâmbio na África do Sul | Blog do intercambio - Intercâmbio de A a Z por Marina Motta

Intercâmbio na África do Sul

03 de maio de 2010 | Postado por Marina em África do Sul

A África do Sul está na moda! Os olhos do mundo estão voltados  para o país que vai receber equipes dos melhores times de futebol para a COPA 2010!

Tive a oportunidade de conhecer este país de contrastes, belezas naturais e de muita energia positiva em 2006, quando passei 15 dias viajando pela costa sul-africana.

Minhas expectativas, confesso, não eram das melhores, havia ouvido falar que se tratava de um país perigoso, com resquícios de uma segregação racial e problemas de violência.

No entanto, quando a minha amiga Márcia me ligou de São Paulo dizendo: “Semana que vem vou para a África do Sul, vamos?” Quando respondi que queria ir, mas que queria saber mais da viagem, ela me falou:“Má, não dá tempo de te explicar, mas vai ser muito legal, estamos em um grupo de 10 pessoas, toma a vacina de febre amarela que já vou confirmar o seu lugar” Então tá! Como não deu nem tempo de sentir frio na barriga, quando me dei conta, já estava sentada no avião da South African Airlines rumo a Johannesburgo.

Chegando a Johannesburgo, seguimos de van para a nossa primeira parada: Acampamento no Krueger Park. Ao chegar à reserva, o responsável nos entregou um termo para assinarmos. Todos estavam exaustos e simplesmente assinaram, pois queriam ir logo para as suas tendas e descansar um pouco. Eu, como sempre, inventei de ler antes de assinar e depois me perguntei se foi a melhor coisa a fazer! Explico:o documento dizia nas mais claras palavras que: estávamos dentro de uma reserva de animais selvagens e se fóssemos atacados ou comidos por um meigo leão ou um simpático tigre, tudo bem, não era responsabilidade do camping afinal, quem mandou a gente se meter ali certo?

Minha amiga Márcia começou a ficar com uma pontinha de arrependimento, mas o que a gente poderia fazer aquela altura? Decidimos que íamos aproveitar e ficar todos  juntos nessa parada!

Eis que chega a hora de tomar banho, minha companheira de tenda, a Márcia, já estava um pouco assustada com a simplicidade do camping e do banheiro, mas antes que escurecesse, ela havia resolvido tomar um banho, quando abriu a mala, ela descobriu que havia pego a mala errada! A mala que estava em nossa tenda era, na verdade, de uma pobre canadense chamada Emily que,  aquela altura,  também havia ficado com a roupa do corpo. Poor Emily! Mas de fato, não havia muito a ser feito além de telefonar para o aeroporto e avisar que só estaríamos de volta a Johannesburgo em 48 horas pois, ainda ficaríamos por dois dias ali então, depois de muita novela, todos acabaram emprestando alguma coisa para a Márcia mas ela não ficou muito feliz com o ocorrido. Viagem é assim mesmo, podem acontecer imprevistos, fazer o que né?

Jantamos todos ao redor de uma fogueira um delicioso churrasco de carne de empala, apesar de exótico, assumo que estava bem gostoso. No entanto, antes de dormir, como a Márcia quase não tinha comido, ela disse que estava com fome e eu disse que achava que tinha um sanduíche de queijo na bolsa, mas foi aí que, no meio da savana africana, em uma tenda e com uma lanterna na mão Márcia disse que sua fome era grande, mas que ela estava com vontade de comer queijo brie com geléia de damasco, pode? Quase morri de rir!

Enfim, esta longa noite não acaba por aí, Márcia ainda estava com medo de que um leão nos atacasse e não me deixava dormir, pedia para eu ficar  acordada conversando. De tanto que ela falou, acabei pegando no sono e tive um pesadelo de que vinha um tigre em minha direção foi aí que gritei: AHHHHHHHHHHHHHHHHH! Em voz alta! Aí Márcia acordou desesperada e gritou também AHHHHHHHHHHHH!. Eu perguntei por que ela tinha gritado e ela disse que gritou por que eu havia gritado. Esclarecido o pesadelo, acabei tendo outra crise de riso e decidir ir ao banheiro que ficava a uns 5 minutos andando, de lanterna da tenda. Depois de muito debatermos, decidimos que era melhor eu fazer xixi ao lado da tenda enquanto Márcia estava dentro da tenda mirando minha cara com a lanterna para se certificar que não ficaria sozinha;

Depois de uma longa noite, o dia amanheceu e aí todos tomamos café para irmos para o nosso safári ver elefantes, girafas, búfalos e tudo o que estivesse ao alcance das nossas vistas.

Foi um dia longo e à noite fizemos outro safári, desta vez o noturno onde pudemos ver ainda outros animais, aí, mudamos de acomodação para um Lodge (uma espécie de pousada) que, comparada a nossa última noite estava realmente chiquérrima!

No dia seguinte, seguimos viagem para a cidade de Durban. Considerada o Playground dos Sul-africanos pelos belos dias de sol o ano todo. Durban é formada por uma população africana e indiana em partes iguais, possui um dos melhores climas do país e excelentes praias de surf. Lá, visitamos uma tribo Zulu e pudemos conhecer um pouco do dia a dia destas pessoas simpáticas e alegres.

Na seqüência, fomos a Port Elizabeth onde pegamos uma van para conhecer Jeffreys Bay ( ou J´Bay para os íntimos). O lugar é muito astral! Uma vibe bem relax, meio Porto de Galinhas/Maracaípe. Lá,  tivemos aulas de surf! A água estava um gelo e, quando me falaram de tubarões brancos, pelas redondezas, desta vez concordei com a Márcia e resolvi ficar só na aula teórica da areia e aproveitei para me bronzear um pouco.

Seguindo pela costa no sentido Cape Town, passamos por uma reserva de Elefantes órfãos muito fofos, além do lugar onde tem o maior pulo de bungee jumping do mundo. Não, eu não tive coragem de pular!

Chegamos à cidade do Cabo onde passaríamos três dias. A cidade é linda, lembra o Rio de Janeiro. É também uma cidade relativamente segura e com uma população de imigrantes europeus (holandeses e ingleses principalmente) bem como, a população africana nativa. O cabo da boa esperança fica bem pertinho. Olha aí uma foto da turma toda!

A África do sul tem 11 idiomas oficiais, mas todo mundo fala inglês. Por este motivo, é possível fazer intercâmbio na cidade do Cabo (Cape Town) e certamente, a experiência será fantástica. O custo de vida é barato, se gasta menos do que o Brasil, pois com R$ 1 compramos cerca de três Rends (moeda do país). Os táxis são baratos, o vinho é maravilhoso e as pessoas extremamente simpáticas e receptivas. A comida é saborosa e lembra um pouco a nossa. O restaurante Mamma África é uma boa pedida na cidade.

Para quem quer ficar acomodada na própria escola, a Instituição CCC é uma boa opção. Além disso, esta escola também oferece estágios não remunerados com animais em extinção ou prestando serviços para ajudar a população carente. Já quem prefere ficar em casa de família, a Instituição Eurocentres também atende muito bem.

Vale lembrar que a duração destes cursos de inglês é de a partir de duas semanas ou seja, você pode encaixar tranquilamente em suas próximas férias e fazer uma viagem cultural para a Africa do Sul e ainda voltar com um diploma para o Brasil.

Enfim, a África do Sul me surpreendeu (positivamente) em todos os aspectos. Realmente não achei perigoso, adorei os rostos, as cores e os ritmos que ouvi. Recomendo demais esta experiência a todos que queiram conhecer e se encantar pelos mistérios e belezas deste país que às vezes parece exótico mas, ao mesmo tempo parece tão familiar.

Bjs e até a próxima viagem!

Marina

contato@marinamotta.com.br

1. ótimo poster, Parabéns pelo blog! possue um conteudo muito bom, estou sempre aconpanhando. Quando poder visite o meu tb, te um conteúdo legal, http://sofamosidade.blogspot.com bjs

2. Your blog is very attention-grabbing. I am loving all of the in turn you are sharing with each one!

3. Parabéns!! Sucesso para vc!…teu web-site é muito bom, aliás, já estou monitorando.t+. Quando tiver um tempinho passa no meu : http://sofamosidade.blogspot.com

4. However what makes Durban other is that our diverse cultures all exert an equivalent influence at the steadily forming collective culture of the city. And even as the melting pot is a defining section of twenty first century life on earth, there are few puts where folks from such other backgrounds reside together in solidarity, with no need to sacrifice their person points of view.

5. This posting is priceless, I seriously liked it, I’ll be back for much more!

6. That is some inspirational stuff. Never knew that opinions could be this varied. Thanks for all the enthusiasm to offer such helpful information here.

7. You are the man ! Bye

8. Hello dude,i likes Your site in truth a lot. attain u have on suggestion as my homepage? thanks as Your New attention

9. Hello dude,i like Ones website very much. achieve u have suggestion as my blog? thanks being A New attention

10. Thank you for give very nice knowledges. Your web is so coolI am impressed by the information that you have on this blog. It shows how well you understand this subject. Bookmarked this page, will come back for more. You, my friend, ROCK! I found just the information I already searched everywhere and just couldn’t find. What a perfect site. Like this website your website is one of my new favs.I like this data presented and it has given me some sort of desire to have success for some reason, so thanks

11. Thank you for give very good knowledges What a cool site.

12. Thank you for give very good informations What a cool site.

13. Thank you for give very nice info What a cool site.

14. Thanks so much for writing all of the excellent information! Looking forward to checking out more posts!

15. Good News website. I love this news site

16. iam coming again dude. thanks for your great post

17. iam coming again dude. thanks for your great post

18. iam coming again dude. thanks for your great post

19. Hello my friend,How are you ? iam coming again to your blog :p Thanks

20. I have bookmarked your site for future referrence! Greetings.

21. Good night dude, i like your news ! Have a nice weekend

22. One other excellent url post. I shared things like this one on my Facebook – you can look at adding a “like” button To Your website.

23. After read buyers blog, I thought Ones content is excellent! I am in truth likes A New article. I bookmarking Your New site! I trust consumers will behave better from Nowadays on.

24. Thanks as sharing stuff like this advice. I found stuff like this knowledge in truth helpful. That’s a wonderful content. Return how to check over Some even more.

25. Very informative post. Thanks for taking the time to share with us.

26. Another excellent website post. I shared this a at my Facebook – you can consider adding a “like” button how to A New web site.

27. Love your blog, will be stopping back again. Was hoping you also had a newsletter sign up, count me in.

28. “I don’t know about you fellows but for me the layout of a weblog is really crucial, practically as much as the post itself. In addition I am a genuine mug for picture clips.!!!. or, as a matter of fact, ANY media written content whatsoever.”

29. sometimes and I’m pleased to report this recent piece of writing is frankly more than a little effective and radically better than 50 % the various other trash I read today

30. fantastic url! I genuinely love Techniques to it’s easy in my eyes as well as also The info must be well written. I’m wondering Techniques to I may be notified whereupon a new article has now been made. I allow subscribed how to Ones New rss feed which must accomplish the trick! have a pleasing day!

31. Hello. impressive job. I did not expect this. This is a excellent story. Thanks!

32. boa noite, observei a tua web page e adorei imenso, estás a trabalhar bem!
    Vai em frente com o bom trabalho!
    Adeus

33. Wow, this was very fun to read. Have you ever considered submitting articles to magazines?

34. It’s really a nice and helpful piece of information. I’m glad that you shared this helpful info with us. Please keep us informed like this. Thanks for sharing.

35. Very well written information. It will be useful to anyone who usess it, including me. Keep up the good work – for sure i will check out more posts.

36. Heya, what a good material in your website here
    BLOG INTERCAMBIO DE A a Z
    Regards, Rudy Tomas

37. There is apparently a bunch to identify about this. I assume you made various nice points in features also.

38. Olá , muito massa seu blog parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *