A Autora

Marina Motta é capricorniana, filha de uma casal de arquitetos e nasceu em 26/12/1981.  É formada em Relações Internacionais(FIR) e em  Administração de Empresas(UNICAP) e há 10 anos é gerente do depto. de Intercâmbio do STB (Student Travel Bureau) em Recife.

Especialista em Educação Internacional e viagens, é apaixonada pelo MUNDO e por novos destinos,culturas e idiomas. Já percorreu mais de 45 países (É louca pela  Índia, a Tailândia e a África do Sul), tem fluencia em 5 idiomas (português, inglês, francês, espanhol e alemão) e tem bagagem de 11 Intercâmbios realizados de 1996 a 2001 em países como Inglaterra, EUA, Austrália, França, Canadá e Alemanha.

Em Junho/2010 Marina foi entrevistada pelo Jô Soares na TV Globo na ocasião do lançamento do seu livro Intercâmbio de A a Z  (que já chegou a sua quarta edição) e,  em setembro/2015,  lançou seu mais novo livro chamado Intercâmbio na Era Digital.

Além de realizar palestras sobre Educação Internacional, Marina já  colaborou em matérias sobre Intercâmbio em diversos veículos tais como os jornais: Folha de São Paulo, Estado de Minas, Estadão, Jornal do Commercio, Diário de Pernambuco, Folha de Pernambuco e O Povo e Zero Hora . em entrevistas na TV Globo, SBT, Band, TV Univeristária e TV Clube e em revistas de circulação nacional como: Viagem e Turismo, Revista Capricho e Revista Lola . Além de sites de notícias como UOL,  TV Limão, VejaCom, entre outros.

Os seus livros estão disponíveis em todo Brasil pela Livraria Cultura e também podem ser adquiridos nas lojas do STB(Student Travel Bureau) de Recife (Boa Viagem ou Casa Forte), Brasília e Porto Alegre. Já a versão e-book pode ser baixada  neste link.

Fale com a Marina: contato@marinamotta.com.br

  1. Nossa, estou amando muito seu blog e sua história, é tudo o que eu quero para mim…


  2. Que bom Arianne!!! Obrigada pela sua mensagem! Bjs Marina


  3. Adorei o livro! me ajudou muito a me preparar para o meu intercambio que fiz para Vancouver e agora estou relendo alguns capitulos enquanto me preparo para ir estudar em Barcelona.


  4. Excelente livro. pratico, objetivo e estimulante. parabens


  5. Estou adorando o blog e já pedi meu livro pela livraria cultura. bjusss


  6. Marinaaaaa! Já sou sua fã!!! minha madrinha me deu seu livro, que li em tres dicas e adorei!!! acompanho sempre o blog e pretendo realizar este grande sonho da minha vida de estudar na França como voce! amo a lingua francesa e estou me preparando para isso. Obrigada por todas as dicas!!! Sucesso!!!!


  7. Adorei o livro. dicas excelentes. nao tem como nao querer morar fora depois! ja tou convencendo meus pais! Inglaterra ai vou eu!!!!!! ihuhuhuhuh valeu!


  8. Obrigada Adri! fiquei muito feliz com a sua mensagem! Tenho certeza que seu intercambio para a França será incrivel! “uma longa viagem começa com um único passo” tudo de bom para voce! bjs


  9. Obrigada pelo seu feedback! Espero que curta o livro também! bjs


  10. Muito Obrigada! 🙂


  11. Que coisa boa Fernanda! Maravilha! Desejo que seu intercambio em Barcelona seja sensacional! bjs


  12. Marina, quais cursos oferecem mais bolsas de intercâmbio?


  13. Olá Marina,
    Tenho uma irmã em Barcelona, sou policial e desejo imensamente me preparar para receber os turistas de língua espanhola durante a Copa do Mundo em 2014. Desejo saber da Fernanda e de vc como fazer para ter um intercâmbio lá. Muito obrigado !!!


  14. Oi Lui! Falaremos sobre bolsas de estudo sempre que soubermos de novas oportunidades! Fique sempre ligado no blog! Abs


  15. Olá Felipe! Tudo bem?!A Espanha oferece opções de cursos de idiomas em várias cidades! Como você já tem uma irmã em Barcelona, acho que você poderia ficar acomodado na mesma casa que ela e fazer um curso de 2 ou 3 meses de espanhol que já deve te dar uma base boa para usar em seu trabalho! Gosto muito das escolas ENFOREX, DON QUIJOTE e EUROCENTRES. Todas tem centros em Barcelona! o primeiro passo é procurar uma agência de intercâmbio para preparar um orçamento e já se organizar quanto a forma de pagamento, passagem aérea e seguro saúde. Recomendo o STB (www.stb.com.br) Abs! Marina.


  16. Que trabalho incrível !


  17. Olá Marina, estou acompanhando seu site a algum tempo, e gostaria de uma ajudinha. Estou formada a 6 meses, e gostaria de saber se você tem idéia de quais países que mais dão oportunidade a brasileiros para exercício da profissião (no meu caso sou Contadora), e se o nível da língua nativa exigido é avançado, pois estou estudando e tenho inglês intermediário. Meu propósito com um intercâmbio também é aperfeiçoar meu inglês. Na sua visão qual o local ideal para eu desenvolver estes dois interesses? Desde já agradeço!!! Bjs


  18. Oi Évelyn! tudo bem? A Austrália e o Canadá são relativamente tranquilos para você combinar estudo e trabalho. Acredito serem opções interessantes para você. o TAFE na Austrália é uma ótima opção para cursos tecnicos e com visto a partir de 16 semanas você pode trabalhar legalmente. Se você ainda não tiver inglês avançado pode começar o intercambio fazendo um curso de inglês até atingir um nível avançado para poder usar no trabalho em sua área de formação e realizando algum curso mais específico para sua área! Boa Sorte! Bjs Marina


  19. Oi Marina, bem vim aqui na verdade te pedir uma ajuda, quero fazer intercambio pra aprender o ingles, e pretendo fazer na cidade de nova jersey… mas preciso que meus avós concordem em me ajudar a pagar o intercambio, só que a cabeça deles é MUITO quadrada, eles acham que é perca de tempo, que não vai adiantar de nada e tals…

    preciso muitooo que tu me ajude de alguma forma.. n sei , talvez me mandando videos de depoimentos de estudantes que fizeram esse intercambio, explicando vantagens e desvantagens!!!

    bem, agradeço desde já!
    bjj


  20. Marina, estava ouvindo tudo no panico no radio, foi assim que eu te descobri e tudo mais.
    mas fiquei com uma dúvida: uma pessoa pode fazer intercambio e trabalhar lá no outro pais associando com o estudo?


  21. Marina

    Te escutei na jovem pan hoje gostei muito das informações. bacana.

    bjão


  22. OI Marina, estou querendo fazer um intercâmbio de 6 meses em que consigo trabalhar e estudar, pois sei que o estudo é obrigatório em muitos países. Gostaria de um país de língua e inglesa.
    Você saberia me indicar um lugar?
    Qual lugar vc indicaria para ir?
    Se tivesse que escolher um lugar para ir dos quais vc já foi, qual seria??


  23. ouvi tua entrevista no panico muito inteligente te
    escrevo pq vejo possibilidade de negocios minha
    ex e meus filhos moram em londres tem d.cidada
    nia, falam e escrevem fluentemente ingles britanico
    tem casas la podem receber brasileiros, fazer td o
    processo,pegam no aeroporto etc princ agora nas
    olipiadas sou empres em cascavel pr.


  24. ola!! tenho graduação em enfermagem, gostaria muito de fazer um intercâbio, mas não sei por onde começar….Quais cidades…. tenho o enteresse em trabalhar na minha área e realizar algum curso. Obrigada!


  25. Oi Marina, heim gostaria muito de saber se há bolsas de estudos para quem nao tem condiçoes de bancar todo o intercambio e como faz?


  26. Nossa, Que bacana tua historia, vi o programa na radio hoje e entendi um pouco sobre ela. Gostaria muito de fazer intercambio, acho que para trabalhar e estudar o inglês, mas não tenho condiçõs financeiras para isso. Parabéns!!!


  27. Ouvi sua entrevista no Jovem Pan,amei suas dicas pretendo fazer um intercâmbio,depois de suas dicas fiquei imaginando,e fiquei mais entusiasmada!
    Obrigada! Sucessos! (:


  28. Oi Suanne, Tudo bem? Fiz algumas entrevistas no blog e também tem vídeos no youtube de outros intercambistas. De repente isso pode te ajudar mas seria legal levá-los á uma agência de Intercambio para que eles possam conversar com um especialista em intercambio e se sentirem mais seguros da decisão! Boa Sorte! Bjs Marina.


  29. Oi Wagner, tudo bem? Sim, é possivel combinar estudo + trabalho.
    O Canadá, a Austrália e a Irlanda tem programa interessante que possibilitam isso o que ajuda bastante nos custos de sua manutenção.
    Boa Sorte! Abs, Marina


  30. Olá Edson! Tudo bem? Obrigada pela sua mensagem! 🙂


  31. Oi Amanda! tudo bem? Recomendo Canadá e Austrália. Se você prefere o clima frio, o Canadá tem programas que possibilitam estudo + trabalho; Já se prefere um clima mais tropical, a Austrália concede permissão de trabalho (até 20 h semanais) para quem tem visto de estudante e está matriculado em um curso intensivo com duração superior a 4 meses! Tem vários posts sobre estes dois países no blog! Boa Sorte!


  32. Olá Luiz Augusto, tudo bem? Obrigada pela mensagem, Caso eles tenham interesse em receber outros estudantes, um bom caminho seria contactar escolas de idiomas em Londres para saber mais detalhes sobre quais as exigências para isto. Boa Sorte! Att. Marina


  33. Oi Fernanda! tudo bem? Sim, sempre surgem ótimas opções de bolsas via orgãos internacionais e Governo. Algumas opções são CAPES e DAAD. Boa Sorte! 🙂


  34. Olá Jonas! tudo bem? Obrigada pela sua mensagem! Para bolsas de estudo, algumas opções são IDEA, CAPES e DAAD. Boa Sorte!


  35. Obrigada! bjs!


  36. Ola Marina,
    Na verdade eu vim aqui para dizer que voce esta de parabens! Seu livro e maravilhoso e me ajudou muito e ainda me ajuda! Estou agora na California fazendo intercambio de 6 meses, pela STB no curso ELS! sinceramente…estou AMANDO!!! a cada dia fico mais surpresa com as coisas que vejo, com a beleza, com a cultura, com a propria lingua. Digo que esta sendo uma experiencia e tanto!!! Jaja estou indo para a Espanha para um segundo intercambio cultural…vamos ver o que me aguarda! Hahaha. beijos


  37. Olá Marina,
    Parabéns pelo blog.
    Ontem (19.03) me encontrei em suas experiências. Há dez anos meus sonhos de intercambista foram substituídos, com os devidos méritos.
    Sou graduado em Administração e Direito, com algumas especializações/MBA na área de gestão, arquivística e línguas. Pretendo fazer mestrado/doutorado fora do Brasil, porém devo fazer alguns intercâmbios antes para adquirir proficiência em inglês e os devidos certificados. Assim sendo, que intercâmbio(s) você sugeriria para servir de elo a um intercâmbio posterior para mestrado/doutorado?
    Mais uma vez parabéns e sucesso.
    Abs, Jackson.


  38. Olá Jackson! tudo bem? Obrigada pela sua mensagem e muito sucesso para você também. Algumas escolas de idiomas oferecem preparatórios para universidades que vão te dar uma base mais acadêmica do idioma e preparatório para certificado de proficiência do idioma. O ideal era você fazê-lo já no local onde pretende fazer o mestrado depois. Abs, Marina


  39. Querida Marina,

    Sou psicóloga e desejo fazer um mestrado nos USA , quero fazer um mestrado bem específico que não tem aqui no Brasil ainda, em Psicologia Positiva. Bem, o que desejo é saber onde eu posso encontrar uma “agência” que me ajude nos trâmites legais para minha candidatura do curso e para a candidatura de bolsa de estudo na Universidade da Penn? Uma vez eu fui a um local que fazia isso, mas já tem um tempo e eu não lembro mais..A gente pagava por uma acessoria …Você pode me ajudar?


  40. Olá Marina, sou de agencia de publicidade e gostaria de entrar em contato. obrigada. bjos


  41. Boa noite Marina,
    Valeu pela orientação. Estou verificando em algumas escolas de Recife essa pertinência, pelo menos até me encorajar e partir.
    Conheces a República da Irlanda? Qual sua impressão sobre ela? As escolas lá oferecem direcionamento para mestrado, por exemplo? Percebi algumas vantagens de ordem logística/pecuniária, no entanto sei muito pouco sobre as escolas e estadia dos intercambistas.
    Abs, Jackson


  42. Oi Marina tudo bem?Gostaria que vc me desse uma dica,me isncrevi num intercâmbio para o Canadá,mas meu visto não foi aceito,no momento estou somente estudando Inglês em curso,sou casada,foi mandado todos os meus dados,tudo direitinho.Mas alegaram que eu não estou trabalhando,mas preciso do intercambio para voltar ao mercado de trabalho aqui no brasil.Sou prof.de Inglês para crianças.Meu marido declarou imposto de renda,foi carta de custeio,carta da escola que iria estudar no Canadá,com data de início e termino do curso.Mas eles não ficaram satisfeitos.Porfavor se vc poder me ajudar,me dica o que fazer,se tem algum pais que fale a lingua inglesa que não precisa de visto,sei lá.Me der uma luz.De já agradeco.


  43. Oi Viviane! tudo bem?! Tem sim, vc pode ir para a Irlanda! 🙂 Bjs Marina


  44. Olá Marina, tudo bem?

    Sou Engenheiro e trabalho numa empresa privada. Tenho a intensão de aprimorar a língua inglesa e aproveitar para uma viagem no exterior.
    Existe algum intercâmbio para estudar a língua que eu possa realizar durante as férias?
    Tenho preferência para o baixo custo e menos turistas/estudantes Brasileiros (evitar usar a língua Portuguesa!)


  45. Oi Bruno! tudo bem? Tem várias opções sim. Em termos de custox benefício recomendo cape town (africa do sul) e toronto (canada). Se puder pagar um pouco mais e deseje menos brazucas, tem algumas cidades nos EUA que tem pouquissimos brasileiros como por exemplo St. Paul ou Charlotte. Nestas cidades uma boa opção é a escola ELS. Abs! Marina.


  46. Quero ser você quando eu crescer! (:
    que sonho, 11 intercâmbios rs
    parabéns pelo blog, estou ”besta” em saber que só agora achei seu blog!
    beijos


  47. Que fofa!! Obrigada! bjs


  48. Marina, boa tarde, faço curso de inglês intermediário, tenho vontade de no início do prox. ano, fz um curso intensivo de ingles, nos EUA ou Canadá, qual seria o mais indicado e/ou mais em conta, financeiramente falando, grato.


  49. Só salientando, seria um curso de uma curta duração (seria nas minhas férias profissionais), algo em torno de 4 ou 5 semanas, no mês de fevereiro.


  50. Olá, Marina

    Eu sou Gabriel e gostaria de ter mais informações sobre a cidade de Melbourne se puderes me ajudar.

    O site é excelente, PARABENS


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *