A pérola Marroquina: Um final de semana inesquecível em #Marrakech

27 de abril de 2015 | Postado por Marina em Intercâmbio de A a Z

Olá Viajantes!

Salaam Aleikum! 🙂

Cada dia que passa o mundo fica menor. E, quando estamos na Europa parece que tudo fica ainda mais perto. É tudo tão fácil e tão econômico que faz com que pessoas como eu fiquem loucas querendo ir para todos os lugares seja para ver ou rever. Por essas e outras, sou fã dessas cias aéreas low-cost baratex que fazem com que nem o céu seja um limite para todos os nossos devaneios e realizações quando o assunto é perambular mundo afora…

Quando viajo, sempre tento emitir minhas passagens com o máximo de antecedência e, assim foi o caso desta minha última viagem de férias. Emiti Recife/França (ida) e Inglaterra/Recife (volta). Sabia que passaria uma semana esquiando em uma estação de esqui francesa e, iria para algum lugar ainda não definido por 3-4 noites e depois seguiria para 2 noites em Paris (só pra não perder o hábito) +  4 noites finais em Londres ( porque é um lugar que sempre amo voltar).

Se tivesse viajado no verão as opções de lugares na Europa mesmo seriam inúmeras, adoro, por exemplo, explorar o mediterrâneo, mas no inverno não dava então foi explorando o mapa-mundi como sempre faço que me lembrei do Marrocos…..

Meus pais que já viajaram para Marrocos e Tunísia tinham me falado que Marrakech tinha sido a cidade mais legal do roteiro então, fui atrás que consegui uma passagem hiper barata Paris/Marrakech/Paris que me animou a concluir meu itinerário conhecendo um país novo com um toque exótico, e em apenas 3 horas de voo (tipo Recife-São Paulo kkk) sai da Europa para o norte da África e rapidinho lá estava eu em terras marroquinas onde passaria as próximas 3 noites. Por coincidência um final de semana: sexta, sábado e domingo. Como já deu pra perceber, a cidade é um arco-íris! Acima na foto clássica com a Medina e os vendedores de água e abaixo nas lojinhas de tapete, echarpes  e mil coisinhas multicoloridas!

                      (Onde está Wally?)

Como havia economizado em hotéis e passagens fazendo tudo com antecedência, me dei o “luxo” de viver Marrakech em grande estilo me hospedando no hotel La Mamounia (http://www.mamounia.com/)  que ganhou recentemente o título de um dos melhores hotéis do mundo e, mesmo para pessoas extremamente econômicas e conscientes como eu, posso dizer que o investimento valeu cada centavo! O La Mamounia é uma experiência a ser vivida ao menos uma vez na vida! Nunca havia me hospedado em um hotel tão atento a cada milimétrico detalhe e com staff tão preparado para fazer você sentir-se especial e único.

Bem, depois de um encantamento absoluto com o hotel, de jantar um maravilhoso Tangine no restaurante marroquino do La Mamounia, e de ter dormido na melhor cama do universo (daquela que parece que abraça você com lençóis de mil fios etc etc) o dia amanheceu lindo e foi a beira da piscina que também comi o melhor café da manha da minha vida…. Quase com pena de sair
do hotel (isso nunca aconteceu comigo!) eu realmente precisava enfim explorar a cidade!

Nenhuma viagem a Marrakech estaria completa sem explorar a praça Jamma El Fna.  Lá, você vê de tudo! Tem encantadores de serpente, mágicos, malabaristas, acrobatas, muçulmanos sentados em tapetes lendo o Alcorão…(obs: sim eles rezam 5 vezes ao dia pois 98,7% da população é de islâmicos).

Andando mais um pouco você chegará a Medina com milhares de lojinhas e com um comércio super aquecido! Peças de artesanato, jóias, tapetes, especiarias com cores lindas como canela, gengibre, páprica entre outras e também um ras-el-ranout legítimo (mistura de temperos marroquina à base de sal, cominho, gengibre, açafrão, canela, coentro, noz-moscada, cravo-da-índia e quatro tipos de pimenta)

Para fazer comprinhas nas redondezas da Medina muitas lojas aceitam dólar e euro porém, a moeda local é Dirham onde 1 Euro vale 10 Dirham. Já em termos de idiomas, o idioma oficial é o árabe e a segunda língua o francês, mas para vender eles falam tudo espanhol, inglês, russo e o que você imaginar! (Falando nisso, Os mendigos também pedem esmola em todos idiomas- Poliglotas!) Por lá, existe  ainda a única igreja católica de Marrakech  que foi construída dentro da Medina bem em frente a uma mesquita e ela foi respeitada e continua em funcionamento até hoje.

Como se não bastasse. surpreendentemente Marrakech também tem uma vida noturna super agitada! Começa com pool party no Myah Bay  – http://www.myah-bay.com/  com sua moderna decoração minimalista cheia de gente bonita e DJ tocando músicas a borda de uma piscina e depois a balada é no Silver (http://silvermarrakech.com/silver/)

Enfim, foi um final de semana maravilhoso, rápido, mas intenso assim como a cultura marroquina! Adorei ter explorado uma nova cidade (e um novo país) e recomendo demais para quem tiver vontade de sentir-se no cenário da saudosa novela “O Clone” ao menos uma vez na vida!

Bjs e até a próxima viagem,

Marina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *