Austrália: Conheça melhor Adelaide – Capital do Estado de South Austrália e surpreenda-se:

08 de setembro de 2011 | Postado por Marina em Austrália

Já estou aqui em Adelaide (Austrália) há uma semana, como falei no post anterior,  a convite do departamento de Educação do Estado de South Austrália, para conhecer melhor este destino e poder ajudar na orientação de intercambistas brasileiros já interessados em fazer intercambio na Austrália que ainda estão em dúvida sobre qual cidade escolher.

Muito se fala sobre Sydney, Gold Coast ou Sunshine Coast e, claro, como são destino mais conhecidos eles atraem muitos estudantes brasileiros e asiáticos por si só. A proposta de Adelaide é de mostrar alternativas na Austrália para quem quer ter uma imersão em uma cidade menor,mais tranqüila, mais barata e, com menor influencia e presença de brazucas, podendo assim ter a chance de praticar mais o idioma e, é claro, voltar mais fluente possível para o Brasil. Afinal, de que adianta voar tanto para tão longe se for para ficar só com brasileiros, não é?

Pois bem, vamos ao que interessa. Adelaide é uma cidade de médio porte, cerca de um milhão de trezentos mil habitantes, é super segura, com pouco transito e super friendly a estudantes em geral, acho uma cidade especialmente interessante para estudantes de high school (colegial no exterior). Visitei mais de 10 escolas públicas durante esta semana e fiquei impressionada com o padrão de qualidade das aulas (e sua grande diversidade de matérias também de cursos tecnicos, para quem não planeja fazer faculdade e já pode sair do ensino médio direto para o mercado de trabalho). Absolutamente fantástico. grande parte destas escolas possuem em 5% a 10% de alunos internacionais, sendo a maioriam chineses, coreanos e alemães e uma pequena parcela (ainda) de brasileiros.

 Freqüentemente chamada de “Austrália little Europe”, devido à forte influencia britânica,alemã e italiana, a cerca de meia hora de Adelaide, você poderá visitar a
curiosa Handorf. Uma cidadezinha toda alemã, assim como temos alguns casos no Sul do Brasil. Aqui, você pode vir passar o dia e degustar um típico prato alemão com uma cerveja típica do sul da Austrália, a coopers!

Adelaide é uma charmosa cidade com mais de 300 dias de sol ao ano, praias de areia branca, mais de 700 restaurantes e bares concentrados, principalmente na Victoria Square: Entre eles, o chique DistillBar e alguns “spots” com música ao vivo como o Crown and Sceptre, o Grace Emily o Governor Hindmarsh Hotels.

A cidade também tem muitas lojas em seu “fashion district” – o Rudle Mall, e é South Austrália é também conhecida mundialmente por suas regiões produtoras de  como o famoso “Barossa Valley (os melhores vinhos da Austrália) e também linda região McLaren Vale, a cerca de 1 hora da cidade.

Adelaide ainda tem um famoso Central Market onde se pode comprar (ou só observar e sentir-se local) uma variedade de queijos, pães e frutos do mar frescos. Deu vontade de queimar umas calorias? Sem problemas, a cidade “te patrocina” uma bike para você fazer um passeio até o River Torrens.  Ou seja, você aluga de graça!

Tudo mundo que vai para a Austrália, volta com uma foto de um kangaroo e um koala, certo? E, é claro que você também vai querer ter a sua! E ela pode ser tirada em Adelaide mesmo, sabe aonde? No excelente Gorge Wildlife Park a cerca de 30 minutos da cidade.

 

Ah, e o bônus aqui é, além de destes dois animaizinhos ícones do país, no Adelaide Zoo, Zoológico pertinho do centro da cidade, também tem ursos pandas fofíssimos que eu pensava que só iria conseguir ver pessoalmente na China! E eis que Adelaide me surpreendeu novamente neste quesito!

Ah, Adelaide também fica bem perto dos Outbacks ou desertos típicos australianos. Ou seja, tudo ali ao lado só para você curtir e tirar aquelas fotos maravilhosas!

Se você cansou das atrações da cidade, pertinho daqui tem a Kangaroo Island (terceira maior ilha do país e considerada uma referencia de diversidade de flora e fauna e aquele que é considerado uma das melhores regiões produtoras de mel, ohhh how sweet!).

Ainda não sabe quando vai conhecer Adelaide ou, quer mais atrações para se animar? Sim, tem! Você pode optar por vir durante um dos muitos festivais que acontecem na cidade ao longo do ano. Em março tem o Womadelaide, também em março e início abril, acontece o Fringe (que concorre com o de Edimburgo na Escócia) e, no mesmo período, no Rudle Park rola o Unearthly Delights festival que é um mix de musica, comédia e circo sendo que este ultimo traz coisas curiosas como os kangaroo albinos….

Agora me diga! Aonde mais você poderia encontrar kanguroos albinos. Só aqui mesmo em Adelaide. Convencido?- Ah, agora sim.  Tinha certeza que este
ponto ia ser o cheque-mate para fazer você pensar em Adelaide como uma alternativa mais que interessante para o seu próximo intercambio ou mesmo
viagem a turismo.

 Bjs e até a próxima viagem!

Marina

 

  1. Ai que fofos!! Agora deu mais vontade ainda de ir na Austrália! Parabéns pelo blog, cada vez melhor!


  2. Pesquisei muito sobre o clima na região de Adelaide e não consegui descobrir como é o inverno lá. É muito rigoroso? Chega a ter neve?
    A minha viagem será em julho, se eu for para Adelaide, quais roupas devo levar?


  3. gostei desta cidade parece ser uma maravilha sera que e mesmo boa para estudar. sou angolano sera que serei bem recebido


  4. Marina, boa tarde.

    Primeiramente parabéns pelo maravilhoso site, realmente tem ajudado muitas pessoas em relação a educação internacional.

    Eu sou estudante de economia em São Paulo e gostaria muito de fazer um intercambio para Adelaide, na verdade, é um sonho.

    Tenho apenas uma dúvida, em Adelaide é difícil encontrar trabalho ? Pois, gostaria de trabalhar durante o período em que estiver por lá (pretendo ficar 1 ano no mínimo.)

    Obrigado !


  5. Olá, estou indo de intercâmbio para adelaide em agosto. Indica alguma acomodação temporária para estudantes da universidade?
    Obrigada!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *