define('DISABLE_WP_CRON', true); intercambio australia, visto australia, marina motta, intercambio de a a z,, stb recife, blog intercambio, estudo e trabalho australia | Blog do intercambio - Intercâmbio de A a Z por Marina Motta

Boas Notícias: A Austrália tornará o visto de estudante mais simples

25 de abril de 2016 | Postado por Marina em Austrália

 

O governo australiano, através de seu departamento de proteção de fronteiras, anunciou que deve entrar em vigor a partir de 1º de Julho de 2016 o novo método de classificação de vistos para estudantes internacionais. Entre as diversas medidas adotadas está a condensação das 8 subclasses existentes em apenas duas: Subclass 500 (Student) e Subclass 590 (Student Guardian), algo que modifica de fora significativa o método utilizado para tirar visto para a Austrália.

Segundo o CEO da Globalvisa, empresa de assessoria internacional  de vistos para intercambistas, Thiago Oliveira, as mudanças representam “um gesto muito importante de reconhecimento da importância econômica e social dos estudantes internacionais para a economia do país”. Ele comenta que “em pleno processo de eleições americanas na qual um dos principais tópicos é justamente o reconhecimento do papel dos povos imigrantes (ou a repulsa, por parte de um candidato específico), é um gesto muito importante do governo australiano implementar políticas que, na prática, legitimem e valorizem as pessoas que vem de outros lugares do mundo contribuir com o crescimento do país”.

Esta e outras mudanças foram anunciadas ainda em 2015, quando o governo divulgou um documento para modificar a metodologia de imigração, com o objetivo de trazer maior competitividade ao sistema de vistos australiano e trazer um crescimento sustentável ao setor de educação internacional no país. Hoje a educação internacional é considerada um dos cinco pilares do crescimento econômico australiano, movimentando mais de 16 bilhões de dólares entre os anos de 2013 e 2014.

Outra mudança bastante relevante é o nivelamento do nível de risco oficial (Assessment Level) entre os vários tipos de curso possíveis na Austrália. Hoje existem níveis de risco diferenciados e critérios de avaliação mais rigorosos para brasileiros que realizem cursos de inglês em relação a outros que vão para faculdade ou High School na Austrália. Isto interfere na documentação necessária a apresentar (principalmente em relação aos documentos financeiros) e também no nível de risco de negação.

Diversas outras mudanças também são esperadas na relação entre as escolas e o governo com o objetivo de aumentar o nível e a integridade dos cursos oferecidos a estrangeiros no país. Todas as alterações previstas estão sujeitas a mudanças até 1º de julho, data em que o governo australiano tradicionalmente divulga mudanças na política de imigração do país, desde valores de taxas, formulários atualizados ou mudanças de maior porte (como as esperadas em 2016).

O informe completo, com 61 páginas, pode ser encontrado aqui.

  1. Olá, Marina
    Tenho 46 anos. Eu leio meuito bem em inglês, entendo bem, escrevo razoavelmente, mas não falo… Gostaria de ficar um tempo em um país de língua inglesa para sanar essa lacuna e como sou professora e tenho vasta experiência como Professora de Português para Estrangeiros, pensei em fazer uma troca: aprendo inglês e ensino português. Você conhece alguma escola, instituto, enfim, que faça esse tipo de troca? Aguardo e agradeço.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *