O doce, internacional e inocente 1º de abril:

01 de abril de 2011 | Postado por Marina em Curiosidades Culturais pelo Mundo

E finalmente março acabou. Este ano senti que janeiro e fevereiro voaram e, as águas de março fechando o verão parecem ter demorado mais do que 31 dias…

Há muitas explicações para o 1º de abril  ter se transformado no dia das mentiras ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei  Carlos IX da França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1º de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes  esquisitos e convites  para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Em países de  língua inglesa  o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool’s Day, “Dia dos Tolos”. Na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d’aprile e poisson d’avril, literalmente “peixe de abril”.

Pessoalmente simpatizo com o mês de abril, representa o primeiro signo do zodíaco e, confesso que sempre me dei bem com pessoas do signo de Áries.

Outra característica do mês de abril é que, por pelo menos um dia no ano, podemos nos dar ao luxo de brincar e dizer barbaridades desde que finalizemos com um risonho: “1º de abril!”.

Em 1º de abril tudo pode! Ganhar na loteria! Dizer para o namorado que está grávida ou contar para os amigas que “pegou” o Malvino Salvador. Depois, fica tudo bem, você pode mentir, afinal. É 1º de abril!

Abril também tem um doce gosto de chocolate. O mês é simbolizado por felpudo coelho de páscoa e, acho uma delícia entrar nos supermercados e ver todo aquele arco íris de ovos dos mais diversos tipos, presentear pessoas queridas, sentir aquele clima de festa, e lembrar de recordações da infância.

 A atmosfera doce e inocente de 1º de abril também nos faz ter a suave certeza de que o ano ENFIM começou e que novos sonhos podem (e vão) se realizar.

 Afinal, as águas de março já passaram os amores de carnaval já se estabilizaram (ou não), e é hora de arregaçar as mangas e partir para a luta!

É o mês do recomeço, porém sem “o peso” e a responsabilidade de 1º de janeiro. Isso porque abril é doce e Inocente com o “gosto de um docinho” e a graça de uma “mentirinha”…..

Um feliz mês de abril a todos!

 Bjs e até a próxima viagem!

Marina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *