Pensando em fazer #Intercâmbio no #Canadá? Confira TOP 5 coisas que você vai adorar saber sobre #Toronto

17 de agosto de 2015 | Postado por Marina em Canada

Olá viajantes!

Tudo bom?

Situada às margens do Lago Ontário, Toronto é uma cidade incrível e cheia de peculiaridades que a tornam uma cidade surpreendente. Organização, multiculturalismo e infraestrutura são bastante abrangentes e  caracterizam o Canadá de uma forma geral, mas existem certas coisas que são “muito Toronto”… Vou listar alguns fatos que me chamaram atenção:

1) EXTREMA EDUCAÇÃO POR PARTE DOS DRIVERS (TANTO DE TAXI, QUANTO DE ÔNIBUS E STREETCAR)

Não é novidade para ninguém que o transporte público de Toronto é um exemplo de eficiência, certo? Mas algo que me deixou extremamente impressionada, foi a absurda paciência e educação por parte dos motoristas. (Claro que toda regra tem sua exceção).

Taxistas e motoristas de transporte público das grandes cidades, às vezes demonstram uma certa impaciência com os turistas e
isso é bem comum em NY, já que simpatia por parte dos drivers, não é a especialidade da casa. (Rsrs)

Os Torontonianos são geralmente bem acolhedores, portanto, os turistas podem abusar da boa vontade de grande parte dos
motoristas. Normalmente eles são bem solícitos e auxiliam os visitantes com dicas de pontos de desembarque de acordo com o lugar turístico a ser visitado… Dependendo, você pode até abusar a little bit more e pedir para que  eles te avisem onde você deve descer. Mas isso é só em casos extremos, afinal,tudo tem limite, concorda?

DICA: STREETCAR  O BONDINHO ELÉTRICO DE TORONTO

Um dos grandes diferenciais de Toronto é o famoso streetcar, que em termos de popularidade se equivale ao taxi amarelo de Nova
York. As 11 linhas do streetcar system são operadas pelo Toronto Transit Commission (TTC) e circulam com a finalidade de conectar os passageiros às estações de metrô.

2) SEGURANÇA GERA CONFIANÇA

A segurança lá na gringa é algo que chama a atenção de qualquer brasileiro. Somos frequentemente desconfiados por conta da nossa realidade no Brasil. O fato é que não somente em Toronto, mas em vários outros  lugares do mundo, a galera leva a palavra segurança a sério e consequentemente ela se torna um pré-requisito.

As excelentes condições de segurança se manifestamm naturalmente no dia a dia da cidade… Em geral, os locais desfrutam do bom senso e isso faz com que as pessoas confiem umas nas outras – até demais.

Por exemplo: Nem sempre é preciso mostrar o ticket para utilizar o transporte público, pois subentende-se que tanto locais, quanto turistas, exprimem comportamento de coletividade.

Soa um tanto que inocente, pois vi várias pessoas “dando aquele famoso jeitinho” para adentrarem sem a necessidade da compra do ticket. PS: E antes de qualquer dedução, vale ressaltar que essa é uma prática executada por pessoas de todos os lugares
do mundo, não somente por brasileiros.

Claro que existem problemas e furtos, pois Toronto é uma cidade grande e infelizmente pessoas mal intencionadas estão  espalhadas por todas as partes do mundo, mas como já disse anteriormente, o bom senso está quase sempre em primeiro lugar, portanto, não há necessidade de andar em vigilância 24 horas.

 3) PREFERÊNCIA POR TIM HORTONS

Pubs e bares são bem característicos e marcam a vida noturna de Toronto, entretanto, sair em busca de um bom café, independentemente da época do ano é algo bem comum, não somente em Toronto, mas no Canadá como um todo. Nesse caso, não posso deixar de mencionar o favoritismo da maior rede de cafés do país, o Tim Hortons.

Tim Hortons a rede alimentícia considerada ‘queridinha’ no Canadá e por lá, o McDonald’s perde significativamente no quesito popularidade. Para comprovar a predileção, somente em Toronto, existem mais ou menos 250 lojas espalhadas pela cidade.

Depois de um google rápido, descobri que o Tim Hortons passou a ser venerado no Canadá pelo fato de a cultura americana sempre expressar mais evidência, por essa razão, os canadenses passaram a apreciar ainda mais algo que é verdadeiramente típico do país.

DICA: Caso esteja com viagem marcada para Toronto ou qualquer outra cidade do Canadá, lembre-se: Os locais agradecem a preferência por TIM HORTONS!

4) PATH – A CIDADE UNDERGROUND DE TORONTO

 O path é nada mais nada menos que uma cidade subterrânea que na realidade tem a aparência de um shopping. É o maior complexo subterrâneo de lojas do mundo e é bastante funcional para os Torontonianos no inverno, já que durante essa estação a
temperatura cai drasticamente na cidade.

Com 27 km de extensão, cinco estações de metrô e vários prédios interligados, o path parece na verdade um labirinto, ou seja,
ambiente mais que propício para deixar turistas perdidos (experiência própria). As letras da palavra ‘path’ apresentam cores diferentes e cada uma indica uma direção.

 Dica: Fique atento aos mapas!

5) PRAIAS DE ÁGUA DOCE

Toronto é uma cidade que esbanja requinte no quesito ‘belezas naturais’ e as praias espalhadas pela cidade afora são exemplos disso.

Toronto apresenta 11 praias banhadas pelo Lago Ontário, sendo que a maioria possui bandeira azul, o que comprova a qualidade
da água. Com excelente estrutura e ambiente favorável para a prática de esportes e até mesmo piqueniques, as praias de Toronto enriquecem ainda mais a programação turística de qualquer visitante.

DICA: Em algumas praias, o nudismo é completamente aceitável, portanto, se quiser sair do “modo reservado”, fique a vontade…

Toronto é uma cidade cheia de pormenores que expressam singularidade nos mínimos detalhes. Aos olhos de uma turista
fascinada por cultura e comportamento, a capital da província de Ontário é uma verdadeira escola e foi um prazer ter tido a oportunidade de aprender com a vivência in loco.

 *Este post foi feito pela leitora fofa e também blogueira Andréia Martins Simplício que acabou de chegar de um Intercâmbio em Toronto pelo STB. Confiram também o blog dela www.passaporteousado.com.br  que está repleto de dicas legais!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *