10 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE PARIS:

21 de maio de 2011 | Postado por Marina em França

1) Paris é dividida em 20 ‘arrondissements’

Os arrondissements de Paris correspondem a uma divisão administrativa em vinte áreas municipais. Estes 20 arrondissements estão distribuídos segundo uma espiral que se desenvolve no sentido dos ponteiros do relógio a partir de um ponto central da cidade localizado no Louvre  (1º arrondissement). É assim que os números mais baixos correspondem a arrondissements mais centrais e os números maiores aos arrondissements mais distantes do centro.

Cada arrondissement está subdividido administrativamente em quatro bairros(quartiers, quartos), que correspondem aproximadamente aos quartos noroeste, nordeste, sudoeste e sudeste do respectivo arrondissement.

Desta forma, os  endereços a numeração de cada “arrodissement começa por  75  e termina pelo numero corresponde ao bairro em que ele se situa, por exemplo,  um endereço  situado  próximo ao Louvre terminará com o numero 1 ou seja 75001, então, fica mais fácil identificar um endereço de um hotel em relação ao quartier que ele fica localizado e  saber se, eventualmente, ele é bem localizado.

2) Paris é chique e refinado por si só, mas saiba quais são os bairros mais “trends” por lá:

Quartier Latin:  Situado na famosa Rive Gauche ” (lado esquerdo do Sena) ao sul, tem tudo que vc precisa para ser  feliz , ruas, ruelas feitas para perambular , se perder, se achar e a cada dia uma nova descoberta, é inesgotável, meu bairro predileto de coração sem falar na “ambiance ” de todos os cafés que  fazem dele um dos quartiers mais míticos de Paris..

O Marais: Bairro repleto de  artistas, e pessoas do mundo da moda, como são germain , feito para se perder nas ruelas e ruelas sem fim.

Montmartre: Com sua  famosa ” Place  du Tertre ” com seus pintores e artistas ,cafés restaurantes,  e a famosa e deslumbrante Catedral de Sacré Coeur. Ótimo programa para um passeio durante o dia

 

3) A maioria dos museus são FREE no primeiro domingo do mês.

Isto inclui Musee d’Orsay, Museum Pompidou e o Louvre. Então aproveite!

4) O Rio Sena é uma atração à parte.

Dividindo Paris em duas partes com bancos para relaxar, pontes para ligar os dois lados e seus deliciosos boat tours , isto é, o famoso  ” Bateaux Mouches “.  Depois de um dia batendo perna, poder admirar a luz rosada de Notre Dame  no por do sol , um  espetáculo único  e inesquecível.que percorrem vários pontos turísticos da cidade e que valem muito a pena!

5)Você pode ir por toda parte de Metro, RER (trem), ou “vélo” (bicicleta)

A rede de metro de Paris é uma das melhores do mundo, vc pode ir por toda parte de Metro,( do1 ao 20 arrondissement ) ou ainda utilizar ou RER (trem) para distancias mais longas ou mesmo o famoso TGV ( trem de grande velocidade ) para conhecer as cidades que situam em tornode Paris.

Vélo: Você também pode alugar bicicletas por toda cidade. Você fornece os dados do seu cartão de crédito paga uma taxa de 1 Euro e, os primeiros 30 minutos são gratuitos e, depois você paga pelo tempo que ficar. Ex: 2 horas custa cerca 7 euros. Uma forma barata de bater perna e também de queimar as calorias!

Dica:  Chegando em Paris pela primeira vez  melhor forma de conhecê-la é comprar um passe de 2 dias  nos famosos ” Cars Rouges “, onibus circulares de dois andares que param em todos os monumentos e que passam a cada 15 minutos o que nos dá  a sensação de ter  “um motorista ” a nossa sua disposição durante 2 dias…

6) Compras em Paris

O lugar mais turístico para compras em Paris é a Champs Elysées, mas se quer fugir um pouco do lugar comum, sugiro a Rue de Rivoli , Rue Saint Denis e Rue des Lombards. Além disto, passear pelas rue Cambon (1), Avenue montaigne (8), faubourg saint-honoré (8) e rue de sévres(7) é “cara” de Paris.

7) “Think Green” :

Além de museus, lojas e cafés maravilhosos, existem vários parques e áreas verdes imperdíveis em Paris:

Jardin du Tuileries: Lindo jardim na frente do Museu do Louvre.

Parc du Champ de Mars: Um ótimo lugar para relaxar bem abaixo da Torre Eiffel.

Jardin de Trocadero:  Pequeno jardim do lado oposto do rio onde fica a Torre Eiffel.

Jardin de Luxembourg: Localizado no 5th Arrondissement, é um dos mais famosos jardins de Paris e também o meu preferido. Lá tem também ou Palais du Luxembourg. Uma das construções mais bonitas de Paris.

8) Comer e beber em Paris

Quartier Latin: Adoro os restaurantes gregos da Rue de la Huchette. Já na rue Mouffetard e na rue Pot de Fer, você pode ir para típicos restaurantes franceses.

Belleville: Para quem gosta de comida asiática, este é o lugar.

Além disso, por toda parte, você encontra aqueles deliciosos crepes de rua com queijo emmental e chocolate nutella para aquela “fominha” sem culpa de calorias.

9) La nuit à Paris

Já os restaurantes mas “hipados” para uma “night out” são: La Cantine du Faubourg (www.lacantine.com), Maison de la Truffe (www.maision-de-la-truffe.fr) , Le Stresa (www.lesstresa.com),  Lê Relais de L´Entrecôte (www.relaisentrecote.fr). E, o restaurante do momento o La Societé (www.restaurantlasociente.com). Ah, e, a Torre Eiffel é ainda mais mágica à noite.

10)Você pode morar e estudar em Paris sem visto por até 90 dias:

Existe uma escola no Quartier Latin chamada Eurocentres que tem cursos de francês começando o ano todo e que absorve todos os níveis de idioma (do iniciante ao avançado) e que você pode fazer desde duas semanas de curso até um ano. Além da opção de acomodação em casa de família, também tem opção de residência estudantil ou flat. Passei 2 meses lá estudando francês e fiquei acomodada em uma casa de família. Nem precisa dizer que foi uma experiência maravilhosa!

Outra opção fantástica para os amantes da moda e do design são cursos de férias e cursos de maior duração no Istituto Marangoni.

Se o seu negócio é culinária, então nada melhor do que estudar no Le Cordon Bleu. Possivelmente “A escola” mais famosa do mundo quando o assunto é e gastronomia. 

Mais informações, fale com o STB (www.stb.com.br), recife@stb.com.br  ou (81) 2123-4522.

 Bjs e até a próxima viagem!

Marina.

  1. […] Se for para explorar um mercado Europeu então que seja o maior e mais charmoso. No “marché aux Puces” ( mercado de pulgas) de Paris os highlights são: artigos de moda, antiguidades, móveis, roupas de couro. Você também encontrará coisas curiosas que você tem certeza que a pessoa saiu catando tudo de velho que não queria e pensou: “vou vender no mercado de pulgas como antiguidade!”. Tem gente que compra coisas sem noção como ventilador velho e sem funcionar e que vira “décor cult” em sua sala de estar, mas se você procurar pode sim encontrar uns “achados” interessantes! Quer saber mais sobre Paris? Então dá uma lida nas 20 coisas que você precisa saber antes de ir para Paris. […]


  2. Oi Marina, estou interessada em fazer um intercâmbio de 3 meses em Paris. Já tenho 30 anos e gostaria de uma escola com um público mais adulto. Para hospedagem pensei em alugar aqueles porões reformados que a gente vê em filme, que desce por uma escada externa, fiquei em um desses em Amsterdã e achei o máximo. Vc tem alguma dica de escola e de hospedagem com este perfil. Desde já agradeço sua atenção. Carol Oliveira


  3. Oi Ana Carolina! Tudo bem?! Estudei por 2 meses no Eurocentres de Paris e gostei muito! A escola tem uma faixa etária média de 20 a 30 anos e é extremamente bem localizada! Pela escola você pode contratar acomodação em casa de família ou em residência estudantil. O que você pode fazer, de repente é reservar apenas o primeiro mês em casa de família para praticar mais o idioma e depois, se quiser, pode mudar para um apartamento indivdual que costuma ser uma opção mais cara então seria legal você visitar algumas opções para decidir. Bjs! Marina


  4. paris e um lugar muito lindo demais

    qual vc preferi africa ou
    paris
    eu prefiro paris te adoro


  5. Olá marina! Parabéns pelo site!! Estou planejando ir para Paris em julho e gostaria de saber se você conhece o france langue ou a Alliance française? E qual era o seu nível de francês na primeira viagem pra lá? Obrigada!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *