A Arte de viajar sozinho – Manual com TOP 20 dicas para não cair em roubadas!

10 de janeiro de 2011 | Postado por Marina em Dicas de Viagem

Quem nunca teve a sensação de estar esquecendo de alguma coisa quando acabou de arrumar a mala?! Ou, ainda, quem nunca se sentiu um pouco inseguro em lugares que não lhe são familiares?!

 Janeiro – férias de muita gente então, pensando nisso, segue uma lista que vai ajudá-lo(a) a não vacilar quando estiver viajando sozinho (ou não):

​1.​ ​Leia guias sobre o seu destino de viagem. Busque por dicas de segurança e, se for mulher, dicas específicas de como se proteger para evitar situações de risco.

​2. Pack light – Tente levar uma mala leve – lembre-se  de que quando viajamos, as roupas informais acabam prevalencendo então não precisa levar grande quantidade de sapatos, bolsas, etc. Afinal, sempre existirão comprinhas no caminho então,  menos é mais – assim, você evita pagar excessos de bagagem e também dá uma folga para sua coluna.

​3. Contrate uma Assistência Médica Internacional​,  nunca se sabe quando se vai precisar. O blog recomenda a Assistência Médica ISIS (www.isisbrasil.com.br) Lembre-se de que, na maioria dos países da Europa, é exigida uma Assistência Médica com cobertura mínima de EUR 30.000.

 ​4. Não se esqueça de contabilizar as suas milhagens no aeroporto no  seu check in! Com algumas viagens internacionais você já consegue  passagens FREE de ida e volta para a América do Sul ou Brasil (já que em ambos os casos, basta-se apenas 20.000 milhas).

​5. Tenha sempre consigo um cartão de crédito internacional e algum dinheiro em cash.​ O cartão VISA costuma ser muito bem aceito no exterior. Outra opção interessante é um VTM (Visa Travel Money) que é um cartão de saque ou débito em conta e que pode ser encontrado em casas de câmbio.

​6. Se for mulher, não leve TODO o seu dinheiro dentro da sua bolsa enquanto estiver batendo perna pela cidade. Tenha consigo apenas uma parte do dinheiro, cartão de crédito e cópia do passaporte e, guarde sempre a maior parte do seu dinheiro e seu passaporte no cofre do hotel ou na sua mala trancado. Quando for viajar de avião, trem, ônibus ou navio, aí sim, fique com tudo para não correr o risco de perder a mala com roupas, passaporte e todo o seu dinheiro.

​7. Lembre-se se não levar líquidos acima de 100 ml na sua mala de mão. Assim como qualquer objeto cortante ou pontiagudo, nada de levar tesoura de unha ou lixa de metal para fazer as unhas no avião eih?!.Quanto aos líquidos despachados na mala, tente levar apenas o necessário, perfumaria e cosméticos costumam pesar bastante.

 ​8. Não esqueça seus remédios de uso rotineiro ou seja “sua farmacinha”, uma boa máquina fotográfica, telefone celular habilitado para ligações internacionais (para usar em caso de emergência), adaptador de tomada e, também, um secador de cabelo portátil, você pode precisar secá-los em lugares frios para evitar resfriados.

 ​9. Tente seguir o jeito de vestir local e seja discreto(a), em países muçulmanos, por exemplo, evite mostrar roupas curtas ou decotadas. Demonstrações de carinho e afeto em público também não são bem aceitas. Você pode ser mal interpretado(a), principalmente em igrejas e mesquitas.

​10. Pesquise um pouco os preços antes de comprar todas os seus presentes na primeira loja de souvenir do aeroporto. Por exemplo, na minha última viagem ao Peru, deixei para comprar as lembrançinhas na cidade de Cuzco que estavam mais baratas do que em Lima(capital).

​11. Tenha consigo o telefone  e endereço de onde você está acomodado.

​12. Se possível, aprenda algumas palavras locais como: Por favor, obrigada e quanto custa?. Em Bali, na Indonésia, como o idioma é completamente diferente do nosso, com estas três palavrinhas já consegui facilitar um pouco a minha vida por lá…

13. Evite viajar com jóias, você pode perder ou ser roubado e isto, com certeza, é uma dor de cabeça desnecessária. Quando viajei pela Califórnia com uma amiga, um dia acordamos atrasadas para pegar o avião  e, na pressa, ela esqueceu na mesinha de cabeceira do hotel um anel de ouro e brilhantes que ela tinha recebido de presente de 15 anos do pai, claro que ela nunca o recuperou.
 ​​

14. Muito cuidado ao aceitar bebida de estranhos em bares ou baladas e não aceite pedidos para olhar ou carregar malas de estranhos nos aeroportos ou estações de trem.

15. Antes de entrar no taxi confirme o preço da corrida e  certifique-se de que o taxímetro está ligado.
16. Informe-se sobre percentual de gorjetas em restaurantes ou hotéis.

​17. Go with the flow.​  Ao pegar o onibus sente-se mais na frente perto do motorista para que ele lhe dê as dicas de onde descer. Além disso, evite andar só  à noite.

​18. Não informe  detalhes do seu itinerário de viagem e rotina  para estranhos como taxistas ou pessoas que você venha a fazer amizade no trem ou avião.

19. Em lugares públicos e turísticos, tenha sua bolsa ou mochila sempre do seu lado ou na frente.

​20. Álcool em gel pode ser muito útil, já que em alguns banheiros públicos não tem sabonete líquido. Uma garrafinha de água mineral é sempre bem-vinda, sobretudo em climas secos e, quando andamos muitoà pé.

E aí?! Gostaram das dicas?! você incluiria mais alguma sugestão?!

Então escreva aqui para a gente!

Bjs e até a próxima viagem!

Marina.

  1. Adoreeei as dicas, mt bom mesmo o blog! Vc podia escrever mais sobre como viajar barato e seguro pela europa! bjuu


  2. OI marina,gostei das dicas mas preciso de algo mais profundo,tipo eu amo viajar e sempre viagei sosinha.o que me atrapalha é o idioma,nao falo absolutamente nada de ingles mas mesmo assim to sempre querendo ir mais longe.vc poderia me dar dicas de como me virar,com o idioma.por exemplo agora resolvi ir a grecia que é meu sonho,acontece que o livro de pronuncias é muito dificilpassao horas na internete e nao decoro.nao gosto muito de cursos todos me falam fasça um curso mas nao tenho vontade.como vou sosinha monto frases em portugues e traduso para o ingles,se vc tiver um manual ou mesmo se o seu livro tiver estes primeiros passos para uma viajante de primeira viagem me indique o nome que compro.obg


  3. Olá Marina, segunda-feira irei para a indonésia. Tu sabe me dizer se lá é aceito o VTM- Visa Travel Money? Obrigado e muito maneiro teu blog.


  4. Acredito que não tem restrições mas é melhor você checar com a administradora do seu VTM por garantia! Valeu! 🙂 Bom Viagem!!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *