Saiba porque 2013 é o ano para você fazer Intercâmbio na Alemanha

17 de maio de 2013 | Postado por Marina em Alemanha

Olá viajantes! Tudo bom?

Foi aberto esta semana em São Paulo, o ano da Alemanha no Brasil. A presidente Dilma Roussef recebeu o presidente da Alemanha e lado a lado, a quarta e a sétima economias do mundo realizarão promoção de negócios, apresentação de oportunidades e discussão de estratégias de cooperação, entre elas, de Intercâmbio.

 

Paralelamente, o escritor João Ubaldo, Membro da Academia Brasileira de Letras,  fará parte da comitiva de 70 escritores brasileiros na programação da Feira do Livro de Frankfurt deste ano, que homenageará o Brasil.

João Ubaldo Ribeiro fez intercâmbio em Berlim, no início dos anos 1990 e juntou um apanhado de experiências engraçadas e situações improváveis que mudaram e formaram novas impressões sobre os alemães e que foi registrado no livro “Um Brasileiro em Berlim”. Publicado originalmente em 1995, pela editora Nova Fronteira e relançado em 2011, pela Objetiva, o livro reúne 16 crônicas escritas durante os 15 meses em que o escritor morou em Berlim, entre 1990 e 1991. João Ubaldo viajou com a família e dois filhos, Francisca e Bento, a convite do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

Na época, com sete e nove anos, respectivamente, os filhos do escritor viraram personagens de seus textos. Escrito com humor e carregado de ironias, o livro narra desde a confusa conexão da família no aeroporto de Frankfurt (na crônica “Chegada”), momentos antes da chegada à Berlim, até a quebra de estereótipo construídos mutuamente entre os países, como a frieza do alemão e a libertinagem do brasileiro. “Aqui ficar nu na rua não é como no Brasil, aqui é normal, lá é que é indecente”, surpreende-se em “Sexy Brasil. Sexy Berlin”.

O ano coloca em pauta questões atuais, de como o mundo enfrenta os desafios do Século XXI. A cooperação entre os dois países acontece em vários níveis, seja econômica, no intercambio acadêmico, com bolsas e programas de intercâmbio, e no plano cultural. Para acompanhar os eventos que acontecerão ao longo do ano em português e em alemão acesse:

www.alemanha-brasil.org

Falando Nisso….

Já pensou em estudar alemão? Por que não?! O STB tem parcerias com escolas nas cidades de Berlim, Munique, Frankfurt e Hamburgo. Os cursos têm duração a partir de duas semanas e as acomodações podem ser em residências de estudantes ou casas de família. Além disso, no STB você também terá as melhores tarifas aéreas, assistência médica internacional e carteira internacional do estudante! Acesse agora www.stb.com.br ou envie um email para recife@stb.com.br

Leia também os outros posts sobre o destino aqui:

Bjs e até a próxima viagem!

Marina

  1. Legal.Apartir de que idade pode se inscrever para fazer o intercambio.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>